Linha do trilho

Metroviários pedem posição de candidatos ao governo de Pernambuco sobre privatização

Entidade sindical pede ajuda dos candidatos a governador em Pernambuco sobre ameaça de privatização

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 18/08/2022 às 12:37 | Atualizado em 18/08/2022 às 12:41
Notícia
X

O presidente do Sindmetro-PE, Luiz Soares, informou ao blog de Jamildo que está solicitando o posicionamento oficial da candidata ao Governo de Pernambuco, Raquel Lyra, que falou em um podcast sobre os problemas enfrentados pela população com um metrô sucateado, derivado da falta de investimentos e verbas de custeio (manutenção).

Na avaliação da entidade, em sua fala, Raquel Lyra não teria sido clara sobre o seu posicionamento, em relação à privatização ou estadualização do metrô do Recife, em seu plano de governo.

"Portanto, solicitamos o posicionamento e reafirmamos o compromisso da categoria de lutar contra à privatização do Metrô e pela tarifa social de R$ 2 reais".

"O Governo Bolsonaro, no intuito de sucatear o serviço do metrô, não enviam os recursos solicitados, liberando apenas de 30% das verbas de custeio. Quanto a verbas de investimentos não chegam quase recursos nenhum. As estações precisando de novas coberturas, precisamos de novas composições para diminuir os intervalos de uma composição para outra, recuperação e compra de novas máquinas especiais, recuperação da rede aérea e as vias por onde passa o metrô".

"O Sindmetro-PE reitera o compromisso de lutar pelo serviço público de qualidade, com tarifa social de R$ 2,00 e contrário ao processo de privatização do metrô do Recife na perspectiva de garantir a ida e vinda dos trabalhadores e trabalhadoras que são usuários do modal metro-ferroviário".

"Em um ano de extrema importância política no país, solicitamos o posicionamento de todos os candidatos e candidatas ao Governo Estadual para sabermos as pretensões de cada um e cada uma envolvidos nesse pleito eleitoral".

"Vários laudos da CBTU já foram emitidos e direcionados ao Ministério do Desenvolvimento Regional, mas como foi evidenciado no relatório de 58 páginas, revelado em uma série de reportagens do Blog de Jamildo, os valores enviados nos últimos anos provam a falta de comprometimento do Governo Bolsonaro com a população, causando todo o transtorno que o metrô vem sofrendo".

Tags

Autor