CHAPA

Quem será o vice de Lula nas Eleições 2022? Saiba nome e história do candidato

Ex-presidente optou por político de outra esfera para tentar bater Bolsonaro nas Eleições; conheça

Imagem do autor
Cadastrado por

Rodrigo Fernandes

Publicado em 25/08/2022 às 11:44
Notícia
X

O ex-presidente Lula (PT) escolheu um candidato inusitado para o cargo de vice-presidente nas Eleições 2022. A escolha foi feita com o objetivo de aumentar o leque de apoios na tentativa de derrotar Jair Bolsonaro à reeleição.

Nesta segunda-feira, Lula participa de entrevista ao Jornal Nacional, na TV Globo, sendo sabatinado por William Bonner e Renata Vasconcellos. Saiba como assistir ao vivo.

Quem será o vice de Lula? Saiba quem é o vice de Lula nas Eleições 2022

O vice de Lula será Geraldo José Rodrigues Alckmin Filho, ou apenas Geraldo Alckmin, de 69 anos. Ele é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Taubaté.

Alckmin foi um dos fundadores do PSDB, partido em que permaneceu por 33 anos, até dezembro de 2021.

DIVULGAÇÃO PT
Lula (PT) com Geraldo Alckmin (PSB) na convenção do PT - DIVULGAÇÃO PT

O candidato a vice já foi quatro vezes governador de São Paulo, sendo a pessoa que ocupou o cargo por mais tempo. Ele também foi vice-governador na chapa de Mário Covas, deputado federal, deputado estadual, prefeito da cidade de Pindamonhangaba e vereador.

Ele chegou a disputar a presidência em 2006, quando perdeu no segundo turno para o próprio Lula, e em 2018, quando ficou em quarto colocado, com pouco mais de 5 milhões de votos, ou 4,76%.

Geraldo Alckmin se filiou ao PSB em março deste ano para integrar a chapa lulista, em uma movimento inusitado, já que os partidos estiveram em lados opostos no cenário nacional.

A manobra busca abranger o leque de apoios de Lula na tentativa de derrotar Bolsonaro que busca a reeleição para o segundo mandato.

Tags

Autor