VICE-PRESIDÊNCIA

Quem será o vice de Lula e Bolsonaro? Veja lista com todos os candidatos a vice-presidente do Brasil nas Eleições 2022

Grande parte dos candidatos já definiu os nomes nas suas respectivas chapas para as Eleições 2022; veja lista completa

Rodrigo Fernandes
Cadastrado por
Rodrigo Fernandes
Publicado em 18/07/2022 às 11:58 | Atualizado em 05/08/2022 às 18:18
Reprodução
Os pré-candidatos à Presidência da República: Ciro Gomes (PDT), Lula (PT), Bolsonaro (PL) e Simone Tebet (MDB) - FOTO: Reprodução
Leitura:

As Eleições 2022 terão 12 candidatos à presidência do Brasil, e a maioria das chapas já sinalizou quem serão seus respectivos candidatos ao cargo de vice.

Os nomes serão oficializados os em eventos e convenções realizadas nos próximos dias, mas já é possível visualizar o cenário com base em declarações dos candidatos.

Confira quem são os candidatos a vice-presidente

Jair Bolsonaro (PL)

O candidato a vice-presidente de Jair Bolsonaro será o general Braga Netto. O atual presidente oficializou o nome do militar para o cargo na Convenção do Partido Liberal, no dia 24 de julho.

General do Exército, Walter Braga Netto foi ministro da Casa Civil em 2020 e ministro da Defesa, em 2021, no próprio governo Bolsonaro.

ALAN SANTOS/PR
Ex-ministro da Casa Civil e da Defesa Braga Netto foi anunciado como pré-candidato a vice - ALAN SANTOS/PR

Lula (PT)

O vice de Lula será Geraldo Alckmin, que deixou o PSDB e se filiou ao PSB em março deste ano para integrar a chapa lulista.

Alckmin já foi quatro vezes governador de São Paulo, vice-governador, deputado federal e disputou a presidência da República em 2006 e 2018.

DIVULGAÇÃO PT
Lula (PT) com Geraldo Alckmin (PSB) na convenção do PT - DIVULGAÇÃO PT

Ciro Gomes (PDT)

Ciro Gomes terá a vice-prefeita de Salvador Ana Paula Matos como candidata a vice-presidente. O anúncio foi feito no dia 5 de agosto, na sede do partido, em Brasília.

Nascida em Salvador, Ana Paula Matos tem 44 anos e forte atuação na área social. Ela é advogada, professora, pós-graduada em finanças e mestre em administração.

 Paulo Victor Nadal/ Bahia Notícias
Nome da baiana Ana Paula Matos foi anunciado hoje por Ciro Gomes - Paulo Victor Nadal/ Bahia Notícias

Simone Tebet (MDB)

Simone Tebet confirmou o nome da também senadora Mara Gabrili (PSDB) como sua vice. O anúncio foi feito no dia 2 de agosto.

Deficiente física, Mara Cristina Gabrilli é psicóloga, publicitária de formação e senadora por São Paulo. Ela foi deputada federal e vereadora na capital paulista.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Pretexto para o encontro com a deputada Mara Gabrilli (PSDB-SP) será as ações de combate ao zika vírus - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Soraya Thronick (UB)

O candidato a vice de Soraya Trhonick é o ex-deputado federal Marcos Cintra. O nome foi anunciado no dia 5 de agosto, na mesma convenção que apontou o nome de Soraya como candidata à presidência, após desistência de Luciano Bivar.

Marcos Cintra é economista, ex-deputado federal, professor e foi secretário da Receita Federal durante o governo Bolsonaro.

 

WALDEMIR BARRETO/AGÊNCIA SENADO
IR Proposta do governo traz isenções para menos pessoas do que o prometido e aumenta a carga para empresas - WALDEMIR BARRETO/AGÊNCIA SENADO

Luiz Felipe D’Ávila (Novo)

O pré-candidato Luiz Felipe D’Ávila confirmou que o vice na sua chapa presidencial será o deputado federal Tiago Mitraud, também do Partido Novo.

Tiago Mitraud está no seu primeiro mandato como deputado federal por Minas Gerais e é presidente da Frente Parlamentar da Reforma Administrativa.

Câmara dos Deputados/Divulgação
Deputado Tiago Mitraud será o vice da chapa de Luiz Felipe D'Ávila - Câmara dos Deputados/Divulgação

Sofia Manzano (PCB)

O candidato da chapa de Sofia Manzano a vice-presidente é o pernambucano Antônio Alves, também do PCB.

Antônio Alves é jornalista e participou de movimentos populares. Ele foi agente da Defesa Civil pela Codecir e trabalha no Sindicato dos Trabalhadores dos Correios do Piauí.

PCB/Divulgação
Antônio Alves é o candidato a vice-presidência na chama de Sofia Manzano - PCB/Divulgação

 Pablo Marçal (Pros)

Pablo Marçal também não divulgou o nome do seu candidato à vice-presidência. Em entrevista à Jovem Pan de Maringá, ele afirmou que a decisão será tomada de forma conjunta com o seu grupo político, e que a revelação será feita quando alcançar dois dígitos nas pesquisas.

Outros candidatos

Vera Lúcia (PSTU), Leonardo Péricles (UP) e José Maria Eymael (DC) não divulgaram os candidatos a vice em suas respectivas chapas.

Comentários

Últimas notícias