Meio Ambiente

ALEXANDRE PIRES assume diretoria no MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE do GOVERNO LULA; confira os detalhes

O PSOL terá um integrante na equipe do Ministério do Meio Ambiente do Governo Federal.

Imagem do autor
Cadastrado por

Jones Johnson

Publicado em 07/03/2023 às 15:46 | Atualizado em 05/12/2023 às 8:36
Notícia
X

O PSOL terá um integrante na equipe do Ministério do Meio Ambiente do Governo Federal. O candidato derrotado a deputado estadual e militante ecossocialista Alexandre Pires (PSOL) foi convidado a integrar a equipe do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Governo Lula.

>>> Cantor Alexandre Pires é investigado pela Polícia Federal; entenda

Pires será o diretor de Combate à Desertificação do Ministério, ligado à Secretaria Nacional de Povos Comunidades Tradicionais e Desenvolvimento Rural Sustentável.

Alexandre disse que está feliz e honrado em levar sua experiência para contribuir com o Governo Federal:

“Agenda importante para todo Brasil. A desertificação está em outras regiões, que não apenas no Nordeste. Me sinto desafiado a está neste espaço porque o convite chega em função da minha trajetória na ASA e no Centro Sabiá, uma organização que tem uma história de luta e defesa e promoção da agroecologia, agricultura camponesa, do enfrentamento às mudanças climáticas etc”.

Pires também lembrou que a pauta ficou fora das ações durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que negligenciou políticas públicas durante seu mandato.

Quem é Alexandre Pires?

Pires tem trabalhos prestados na área do Meio Ambiente e vem lutando por implantação de políticas públicas em defesa dos direitos humanos, promovendo agroecologia, agricultura camponesa, convivência com o Semiárido e do Direito à Água, da Assistência Técnica e Extensão Rural, do fortalecimento das Feiras Agroecológicas e da Segurança Alimentar e Nutricional.

  • Foi membro do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional – CONSEA/PE de 2007 a 2015;
  • membro titular da Comissão Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica – CNPAO, de 2013 a 2018;
  • membro do Núcleo Executivo da Articulação Nacional de Agroecologia- ANA, de 2012 a 2022;
  • membro da Coordenação Executiva da ASA, de 2015 a 2021.

Pires lembra que o governo atual é uma gestão no qual seu partido, o PSOL, "está ajudando a construir" e que a agenda que irá cumprir "significa a retomada da democracia":

“Esse governo do presidente Lula é um governo que o Psol acreditou e que está ajudando a construir. E que a retomada desta agenda- combate à desertificação- significa a retomada da democracia do nosso país. Temos agora pessoas comprometidas com o bem comum e com a construção do bem viver”.

Você já ouviu falar em consumo sustentável?

Tags

Autor