RETORNO

Ibaneis Rocha comemora retorno ao governo do Distrito Federal

Governador estava afastado do cargo desde janeiro, por conta das invasões em Brasília

Imagem do autor
Cadastrado por

Rodrigo Fernandes

Publicado em 16/03/2023 às 7:22
Notícia
X

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), comemorou a decisão do ministro Alexandre de Moraes que lhe reconduziu ao cargo. Ibaneis Rocha estava afastado do cargo de governador desde o dia 9 de janeiro, por decisão do próprio Moraes, que atendeu a pedido da Advocacia-Geral da União.

Pelas redes sociais, Ibaneis comemorou a decisão e classificou o período de afastamento como difícil. Ele também se disse confiante na justiça e no poder Judiciário.

"Continuarei trabalhando duro para provar minha inocência em relação a tudo o que aconteceu. Mas, acima de tudo, quero reafirmar o meu compromisso com cada um e garantir que farei tudo o que estiver ao meu alcance para atender as necessidades da população", escreveu.

"Um novo tempo está diante de nós: de renovação. Com a ajuda e a colaboração de todos vocês, vamos construir um futuro brilhante para o nosso amado DF. O trabalho continua. É tempo de paz!", finalizou o governador.

Ibaneis Rocha afastado

O afastamento de Ibaneis Rocha do DF se deu por causa da má condução da segurança pública durante as invasões às sedes dos Três Poderes, em Brasília.

Na ocasião, a vice-governadora Celina Leão (PP) assumiu o cargo. Ela agora retorna ao posto de vice.

A decisão inicial de Moraes mantinha o afastamento por 90 dias. Ontem, porém, após 66 dias da dispensa, o ministro determinou o retorno do governador ao posto.

"Revogo a medida cautelar imposta a Ibaneis Rocha Barros Júnior, determinando seu retorno imediato ao exercício integral das funções do cargo de governador do Distrito Federal", escreveu Moraes na decisão. 

Quem é Ibaneis Rocha?

Ibaneis Rocha tem 51 anos, advogado e é governador do Distrito Federal desde 2018 pelo MDB, tendo sido reeleito nas Eleições de 2022. Ele foi o primeiro chefe do Executivo distrital reeleito em primeiro turno da história do Distrito Federal.

Advogado, presidiu a seccional da OAB do Distrito Federal de 2013 a 2015.

Nas Eleições 2022, declarou apoio a Jair Bolsonaro, que buscava a reeleição. O ex-presidente também havia declarado apoio a Ibaneis no primeiro turno, a quem chamava de amigo.

“Nada mais natural do que esse apoio agora no segundo turno ao presidente Bolsonaro, é um apoio que vai de coração, nós vamos correr as ruas do Distrito Federal junto com a população, em especial a população mais carente da nossa cidade, para que a gente consiga os votos para reeleger o presidente Jair Messias Bolsonaro. Pode contar conosco; essa parceria é efetiva e nós vamos trabalhar muito para reeleger o senhor”, disse o governador.

IBANEIS ROCHA PARTIDO

Ibaneis Rocha é filiado ao Movimento Democrático Brasileiro, o MDB.

Tags

Autor