RETORNO

JEAN WYLLYS VOLTA AO BRASIL: Jean Wyllys anuncia retorno ao Brasil após Bolsonaro ficar inelegível

Ex-deputado federal deixou o país logo após Bolsonaro tomar posse como presidente, devido a ameaças que recebeu

Imagem do autor
Cadastrado por

Rodrigo Fernandes

Publicado em 02/07/2023 às 14:47
Notícia
X

O ex-deputado federal Jean Wyllys voltou ao Brasil na última sexta-feira (30), depois de quatro anos fora do país. Ele anunciou seu retorno após o julgamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tonar Jair Bolsonaro inelegível por oito anos.

Wyllys havia deixado o Brasil em janeiro de 2019, dias após a posse de Bolsonaro como presidente. Na época, ele decidiu não assumir o novo mandato como deputado federal, para o qual tinha sido eleito, alegando o recebimento de ameaças.

Jean Wyllys volta ao Brasil

Pelas redes sociais, o ex-parlamentar comemorou o retorno usando a mesma expressão que Jair Bolsonaro utilizou quando soube da sua saída do Brasil — e que se tornou um símbolo do bolsonarismo.

"GRANDE DIA! Acabo de pisar no Brasil, em SP! Haja coração para tanta emoção com essa justiça cósmica!", escreveu Jean Wyllys na última sexta-feira.

No dia seguinte, ele publicou uma foto em frente ao Palácio do Planalto, em Brasília. "Cores vivas: meu Brasil não é só verde-índigo e amarelo! Já em Brasília, no palácio onde meu presidente Lula trabalha!", escreveu.

A primeira-dama Janja Lula da Silva comemorou o retorno de Jean, e publicou um vídeo com fotos do ex-parlamentar ao lado de Lula. "Nada como a sensação de voltar pra casa. Seja bem-vindo de volta", escreveu a socióloga.

Quem é Jean Wyllys

Jean Wyllys é um jornalista, professor e ex-deputado federal por dois mandatos, pelo PSOL e pelo PT. Ele ganhou notoriedade nacional após vencer a quinta edição do Big Brother Brasil.

Tem como suas principais causas a defesa dos direitos humanos e a proteção das pessoas LGBTQIA+.

Wyllys fez oposição intensa a Jair Bolsonaro ainda no Congresso Nacional, e chegou a cuspir na direção dele, em 2016, após discussão durante a votação do impeachment da então presidente Dilma Rousseff (PT) na Câmara.

Inelegível, Bolsonaro diz que não está morto

Tags

Autor