DENÚNCIA

JEANN WYLLYS FOI HOMOFÓBICO? Veja publicação que motivou denúncia de Eduardo Leite no Ministério Público envolvendo homofobia

EDUARDO LEITE: Jean Wyllys disparou mensagem classificada como homofobia pelo governador do Rio Grande do Sul

Imagem do autor
Cadastrado por

Rodrigo Fernandes

Publicado em 20/07/2023 às 11:48 | Atualizado em 20/07/2023 às 11:52
Notícia
X

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), ingressou no Ministério Público contra o ex-deputado federal Jean Wyllys por homofobia.

O motivo da ação foi uma declaração dada por Wyllys no Twitter, na última semana, em resposta a uma ação de governo de Leite. Entenda a seguir.

EDUARDO LEITE JEAN WYLLYS

Tudo começou quando o governador Eduardo Leite anunciou, por meio das redes sociais, que vai manter as escolas cívico-militares no Rio Grande do Sul, mesmo após determinação do Governo Federal para o encerramento do programa de ampliação desse tipo de ensino no país.

JEAN WYLLYS EDUARDO LEITE

Em resposta, Jean Wyllys afirmou que a decisão do governador teria a ver com "homofobia internalizada".

"Que governadores heteros de direita e extrema-direita fizessem isso já era esperado. Mas de um gay…? Se bem que gays com homofobia internalizada em geral desenvolvem libido e fetiches em relação ao autoritarismo e aos uniformes; se for branco e rico então… Tá feio, bee!", dizia a publicação.

Também pelas redes sociais, Eduardo Leite classificou o comentário de Wyllys como "deprimente e cheia de preconceitos".

Eduardo leite ingressa no MP contra Wyllys

Dias após o bate-boca virtual, Eduardo Leite anunciou, na manhã dessa quinta-feira (20), que ingressou no MP contra Wyllys.

"Quando Roberto Jefferson disparou ataques homofóbicos a mim, eu entrei com representação no Ministério Público contra ele. Quando Bolsonaro, quando presidente, veio ao Rio Grande do Sul e fez uma piada com insinuações de mau gosto, fiz uma interpelação judicial contra o presidente da República. Agora, quando Jean dispara também ataques a uma decisão que eu tomei como governador, que ele pode não concordar e ter outra visão, mas tenta associar essa decisão à minha opção sexual, eu devo também entrar com representação contra ele. Fiz essa representação ontem, entregue ao Ministério Público do Rio Grande do Sul", disse o governador.

"Não interessa se é da direita ou da esquerda. Não interessa a cor da bandeira que carrega. O que importa é que homofobia, preconceito, discriminação não podem ser tolerados. A sociedade que a gente defende é uma sociedade de respeito, de tolerância, em que as pessoas sejam julgadas pelo seu caráter, pela sua capacidade, pela sua honestidade, não pela cor da pele, não pela crença religiosa, não pela orientação sexual. Homofobia, venha do lado que vier, preconceito e discriminação, venha do lado que vier, da cor da bandeira que cada um segurar, não pode ser tolerado e por isso eu faço essa representação junto ao Ministério Público", completou.

Até o momento, Jean Wyllys não se pronunciou sobre a representação aberta por Leite no MP.

Tags

Autor