Eleições 2024

Deltan Dallagnol pode sair candidato à Prefeitura de Curitiba. Já Sérgio Moro pode sair candidato em 2026

Quem também teve uma votação melhor em Curitiba que no interior foi o senador Sergio Moro, ex-juiz nascido em Maringá que comandou a Operação Lava Jato, baseada na capital

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 09/10/2023 às 16:07 | Atualizado em 09/10/2023 às 17:36
Notícia
X

Pesquisas recentes do Instituto Paraná Pesquisas indicam que o ex-deputado federal e ex-promotor federal do Paraná Deltan Dallagnol e o senador e ex-juiz Sergio Moro são os favoritos para a Prefeitura de Curitiba e o governo estadual em 2026, respectivamente. Segundo o economista Murilo Hidalgo, fundador do instituto, a capital paranaense é mais influenciada pela Operação Lava Jato do que por Bolsonaro.

Antes de ser cassado, Deltan Dallagnol foi o candidato mais votado no Paraná, recebendo quase 345 mil votos. Deltan Dallagnol foi afastado da Câmara dos Deputados, após Justiça considerar que ele cometeu fraude eleitoral ao pedir exoneração do Ministério Público Federal em 2021, dando um pinote um ano antes das eleições.

Deltan Dallagnol é filiado hoje ao Partido Novo. Ele foi eleito deputado federal pelo Podemos, mas teve seu mandato cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em maio de 2023. Posteriormente, ele anunciou sua filiação ao Partido Novo.

O fenômeno da Lava Jato transformou a cidade das araucárias na capital da direita brasileira, conforme excelente texto do pernambucano Fabio Victor na Folha de São Paulo deste domingo.

"A capital paranaense é mais Lava Jato do que Bolsonaro... O curitibano é conservador: contra o aborto, a favor da família, do trabalho, da propriedade. Mas isso não tem nada a ver com ser antidemocrático."

Curitiba se destaca por ter dado a maior votação proporcional a Bolsonaro no segundo turno de 2022 entre as principais capitais brasileiras. Sergio Moro, ex-juiz e senador, também teve uma votação melhor em Curitiba do que no interior.

Vaza Jato

A Operação Lava Jato, liderada por Moro e Dallagnol, desencadeou a onda conservadora que levou à eleição de Bolsonaro. No entanto, logo depois, com a Vaza Jato, a revelação de mensagens dos integrantes da operação levou o STF a anular os processos contra Lula.

Apesar das controvérsias, o apoio à Lava Jato continua forte em Curitiba. O movimento “República de Curitiba”, criado por Paulo Generoso, reuniu mais de 1 milhão de seguidores em redes sociais.

Tags

Autor