homenagem

Eduardo Campos receberá título póstumo de Cidadão Alagoano; família participará da homenagem

Proposta de autoria do deputado Inácio Loiola foi aprovada em 2013, mas nunca foi entregue ao ex-governador pernambucano

Imagem do autor
Cadastrado por

Rodrigo Fernandes

Publicado em 12/10/2023 às 14:01
Notícia
X

A Assembleia Legislativa de Alagoas concederá ao ex-governador pernambucano Eduardo Campos, morto em acidente aéreo em 2014, o título póstumo de Cidadão Honorário do Estado de Alagoas. A homenagem é de autoria do deputado Inácio Loiola (MDB) e foi aprovada no plenário estadual em 2013, antes do falecimento do político.

A solenidade acontecerá na próxima segunda-feira (16), às 10h, no plenário da Casa de Tavares Bastos, e terá a presença de Renata Campos, viúva do ex-governador, e dos filhos Maria Eduarda, João Campos, prefeito do Recife, Pedro Campos, deputado federal, José Henrique e Miguel.

De acordo com Loiola, autor da proposta, a homenagem é um reconhecimento à contribuição que o pernambucano concedeu aos alagoanos. Ele justifica o título pela "altivez política e capacidade de estar próximo dos interesse dos nordestinos, por meio de sua liderança regional no plano nacional".

O deputado alagoano recorda que Eduardo Campos solidarizou-se com as famílias alagoanas vítimas das enchentes em 2010 e alinhou com o ex-governador Teo Vilela o projeto de duplicação das rodovias do litoral norte alagoano e sul pernambucano, com o intuito de fomentar o desenvolvimento integrado do turismo regional.

"Além de um projeto de desenvolvimento regional, Eduardo Campos tinha um grande carinho, uma grande atenção com Alagoas e nosso povo”, aponta Loiola.

"O político Eduardo Campos tinha um projeto integrado para o Brasil e o Nordeste, razão pela qual concedi o título de cidadão alagoano em 2012; e a Assembleia Legislativa o reconheceu e o aprovou anterior à sua partida inesperada", disse o parlamentar.

A entrega do título a Eduardo nunca foi possível em vida devido a incompatibilidade de agenda do ex-governador.

Eduardo Campos morreu na manhã do dia 13 de agosto de 2014, quando era candidato à presidência da República. O avião em que ele estava caiu sobre uma área residencial no bairro do Boqueirão, em Santos, em São Paulo, sem deixar sobreviventes.

O que aconteceu no acidente aéreo com Eduardo Campos?

Tags

Autor