eleições 2024

PT reafirma aliança com João Campos e PSB neste sábado

O evento do PT deste final de semana foi dirigido pelo presidente do PT no Recife, Cirilo Mota

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 20/10/2023 às 16:59 | Atualizado em 21/10/2023 às 23:30
Notícia
X

Conforme informou o blog de Jamildo, nesta sexta-feira, o PT do Recife reafirmou, neste sábado, sua aliança com o PSB de João Campos. Neste sábado, na capital pernambucana, aconteceu uma plenária do PT com o objetivo de discutir a estratégia eleitoral para 2024.

"A cidade do Recife tem desafios históricos, neste direção reafirmamos o caminho adotado pelo PT nacional, a manutenção da nossa política de aliança no Brasil e localmente", anuncia o documento oficial, divulgado nesta data.

A revista Veja deste final de semana confirma a informação antecipada pelo blog ao afirmar que, no Recife, o PT abrirá mão do protagonismo, em favor de João Campos, que foi o principal adversário do PT na última eleição.

Como era de se esperar, foi derrotada ao menos por enquanto a tese defendida pelo deputado estadual João Paulo, de candidatura própria. Sabendo da derrota, nesta semana que passou o ex-prefeito já havia recuado publicamente da iniciativa.

“O que mudou na verdade, foi o crescimento de um setor do partido, mas ele se fortaleceu muito na medida de um apoio incondicional a reeleição de João Campos, independente da vice ou não”, afirmou João Paulo à Rádio Folha.

"João Paulo antecipou o debate e não encontrou ressonância", afirma um aliado petista, ao Blog de Jamildo. "A presidente do PT veio ao Recife, defendeu a aliança e disse que queria a vice. Como pode prevalecer a tese de candidatura própria com essa orientação nacional?"

Oficialmente, o evento do PT tem como objetivo realizar a recondução da direção municipal, além de abrir oficialmente o debate sobre o processo eleitoral.

O chamado GTE (Grupo de estratégia eleitoral) vai apresentar uma moção reafirmando a importância da aliança com o PSB, mas sem fechar totalmente a porta para uma candidatura própria, se as negociações falharem mais a frente. Por isto, o documento final pode ser dúbio, sem cravar uam posição mais clara, mas apontando os caminhos.

O evento será dirigido pelo presidente do PT no Recife, Cirilo Mota.

Veja abaixo a nota lançada pelo GTE

A vitória do povo brasileiro, representada pela eleição do Presidente Lula, trouxe a esperança de volta ao Brasil, à América e ao Mundo, em um sentimento de união e reconstrução. Com a frente ampla liderada pelo companheiro Lula, o povo brasileiro impôs uma vitória significativa sobre o neofascismo, mas o projeto de retrocessos não recrudesceu totalmente, fato que demanda a continuidade das articulações políticas em defesa da democracia, em todos os níveis da Federação.

O PT do Recife construiu um legado vitorioso no atendimento às demandas sociais urgentes da nossa cidade, a exemplo das gestões petistas, que nos habilita a, junto à nossa base social, propor políticas públicas para a classe trabalhadora, transversalizadas pela promoção da igualdade racial, de gênero e de enfrentamento às discriminações e violações de direitos humanos e defesa do meio ambiente e do direito à cidade, em uma aliança política local.

O alinhamento das frentes nacional e local tem o condão de representar um fortalecimento da democracia e da qualidade de vida do povo recifense, com valorização das práticas de participação popular inerentes às gestões petistas. A cidade do Recife tem desafios históricos, neste direção reafirmamos o caminho adotado pelo PT nacional, a manutenção da nossa política de aliança no Brasil e localmente.

Neste sentido apresentamos:

1 - GTE Recife (Grupo de Trabalho Eleitoral) composto por: Cirilo Mota, Igor Prazeres, Felipe Cury, Osmar Ricardo, Oscar Barreto, Adriano Costa, João da Costa e Jeferson Marciel.

Com a participação da Secretaria de Organização Priscila Ramos.

2 - Estabelecer as normas para o processo de escolha de pré-candidaturas majoritárias chapas proporcionais ou proposta de apoio à candidaturas de outros partidos que serão indicados pelo PT para a federação Brasil da Esperança nas eleições 2024.

3 - priorizar a reeleição e ampliação da nossa bancada de Vereadores e Vereadoras.

4 - o fortalecimento da nossa Federação Partidária.

5 - a mobilização e fortalecimento de nosso maior patrimônio, a base militante, petista e social e suas diversas organizações.

Diretório Municipal do PT Recife. 21/10/2023.

 Hélia Scheppa/Prefeitura do Recife
João Campos (PSB) - Hélia Scheppa/Prefeitura do Recife

Tags

Autor