Insegurança pública

EXCLUSIVO: Após assassinato de juiz, Raquel reforça em milhões verba do policiamento ostensivo. Saiba quanto

Liberação da verba para policiamento foi feita por decreto

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 21/10/2023 às 17:51 | Atualizado em 21/10/2023 às 19:33
Notícia
X

Sem alarde, a governadora Raquel Lyra (PSDB) reforçou a verba da Secretaria de Defesa Social (SDS) para policiamento preventivo e ostensivo.

A liberação de recursos veio por decreto, assinado em 20 de outubro, um dia após o assassinato do juiz em Jaboatão.

"Fica aberto ao Orçamento Fiscal do Estado, relativo ao exercício de 2023, em favor da Secretaria de Defesa Social, crédito suplementar no valor de R$ 3.000.000,00 (três milhões de reais) destinado ao reforço da dotação orçamentária especifi cada no Anexo I", determinou a governadora.

Segundo o anexo do decreto, o dinheiro irá para "Policiamento Ostensivo e Preventivo.

O decreto veio assinado pela governadora e pelo novo secretário da área Alessandro Carvalho, que há ocupou o mesmo cargo na gestão do ex-governador Paulo Câmara (sem partido).

ASSASSINATO DE JUIZ

O juiz de direito Paulo Torres Pereira da Silva, titular da 21ª Vara Cível da Capital, foi assassinado a tiros na noite desta quinta-feira (19), no bairro de Barra de Jangada, em Jaboatão dos Guararapes. O crime ocorreu por volta das 20h18.

O magistrado, de 69 anos, dirigia o seu veículo, modelo WR-V, na Rua Maria Digna Gameiro, quando foi surpreendido por criminosos que chegaram atirando em um Ônix vermelho e, após os disparos, se evadiram do local.

Ele chegou a ser desembargador substituto do Tribunal de Justiça de Pernambuco. Querido pelos conhecidos, era chamado de "Paulão" pelos amigos. Ele atuava na 1ª instância, na 21ª Vara Cível da Comarca do Recife.

Feitosa cobra segurança pública em pronunciamento na Câmara Municipal de Caruaru

O deputado estadual Coronel Alberto Feitosa cobrou melhorias na segurança pública em Caruaru, durante uma audiência na Câmara de Vereadores da cidade. Feitosa, que é a voz mais atuante da política pernambucana no tema, apresentou dados que mostram que a segurança pública é a maior preocupação da população do estado.

Feiotsa destacou que, segundo uma pesquisa publicada pelo Instituto Data Trends, 75% dos eleitores de Pernambuco consideram a segurança pública um problema grave ou muito grave. O parlamentar também apresentou dados de um trabalho realizado por uma comissão parlamentar da Assembleia Legislativa do Estado com visitas em campo a Medellin e Bogotá, na Colômbia. As duas cidades, que hoje são referências mundiais de segurança pública, já estiveram entre as mais violentas da América Latina e do mundo.

O deputado também apresentou os números crescentes de mortes violentas no estado. Em setembro, o número de homicídios em Pernambuco aumentou 42,7% em relação ao mesmo mês do ano passado. Além disso, Pernambuco tem a pior segurança pública de acordo com o Ranking de Competitividade dos Estados.

Feiotsa também lembrou que Garanhuns, cidade vizinha de Caruaru, está entre as 5 mais violentas do país.

Feiotsa finalizou sua fala cobrando uma reação do Estado para enfrentar a violência. O deputado também se comprometeu a destinar uma emenda parlamentar de R$200 mil para as obras da nova Câmara de Vereadores de Caruaru.

 

Tags

Autor