Candidato a presidente

Juiz consulta PGR sobre reabertura de inquérito que investiga queda de avião que matou ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos

Além de Eduardo Campos, outras seis pessoas morreram na queda do avião em Santos, em 2014. Juiz quer saber se conclusões feitas pela Polícia Federal estão corretas

Imagem do autor
Cadastrado por

Gabriel dos Santos

Publicado em 18/11/2023 às 11:09 | Atualizado em 18/11/2023 às 12:46
X

O inquérito que investigou a morte do ex-governador de Pernambuco e então candidato a presidente, Eduardo Campos (PSB), pode ser reaberto.

O pedido de reabertura foi feito pelo irmão de Eduardo, Antônio Campos, ao juiz federal Roberto Lemos dos Santos Filho. O magistrado enviou uma consulta à Procuradoria Geral da República (PGR).

Além de Eduardo Campos, outras seis pessoas morreram na queda da aeronave na cidade de Santos, litoral de São Paulo, em 2014.

O QUE DIZ A POLÍCIA?

O caso foi investigado pela Polícia Federal. Em 2018, os investigadores concluíram o inquérito, apontando quatro possíveis causas para a queda do avião onde estava Eduardo Campos:

  1. colisão com um elemento externo,
  2. desorientação espacial,
  3. falha de profundor e
  4. falha de compensador de profundor (um equipamento responsável pelo controle do movimento do avião em torno do eixo lateral)

De acordo com o portal G1, o juiz informou que o objetivo da reabertura do inquérito é checar se as conclusões da PF estão corretas.

Além de Eduardo Campos, também morreram na queda do avião:

  • Alexandre Severo e Silva, fotógrafo;
  • Carlos Augusto Leal Filho, assessor;
  • Pedro Valadares Neto, assessor e ex-deputado federal;
  • Marcelo de Oliveira Lyra, cinegrafista;
  • e os pilotos Geraldo Magela Barbosa da Cunha e Marcos Martins.

MPF arquivou processo

Em 2019, o Ministério Público Federal arquivou o processo, alegando não haver possibilidade de concluir a causa da queda do avião em razão da inoperância ou ausência de equipamentos na cabine de comando do avião.

A aeronave era um Cessna 560XL Citation Excel, prefixo PR-AFA.

Tags

Autor