armas

Marco Aurélio Filho rebate fala de Alessandro Carvalho sobre armamento da guarda municipal: "oportunismo"

Líder da SDS disse ser favorável ao uso de armas pela guarda municipal; vereador do Recife questionou declaração

Imagem do autor
Cadastrado por

Rodrigo Fernandes

Publicado em 29/11/2023 às 10:51 | Atualizado em 29/11/2023 às 10:53
Notícia
X

Após o secretário de Defesa Social Alessandro Carvalho declarar que é favorável ao uso de armas pelas guardas municipais, o vereador do Recife Marco Aurélio Filho (PRTB) reagiu classificando a opinião do líder da SDS como oportunista.

"Todos nós sabemos que a responsabilidade, inclusive constitucional, da segurança, é do estado. Assim como boa parte da sociedade sou a favor da guarda armada mas isto tem que ser no momento certo. No entanto, chamo mais uma vez a atenção para a responsabilidade constitucional da segurança para com o cidadão que é do estado", afirmou o vereador.

"Ao invés do Secretário querer transferir a responsabilidade do governo Raquel Lyra pra Prefeitura do Recife, a gestão estadual deveria preocupar-se com a segurança dos cidadãos que a cada dia está mais caótica. Dos pontos turísticos do nosso Recife aos becos e vielas da área periférica, a grita é uma só: 'cadê a segurança?'", completou.

O Recife, vale lembrar, é a única capital do Nordeste que não aderiu à medida de segurança. Outras cidades do estado, como Ipojuca, Camaragibe, Petrolina e Santa Cruz do Capibaribe já aderiram ao uso da arma de fogo pela Guarda Municipal.

Marco Aurélio questionou qual seria o papel do governo estadual nessa perspectiva em que a guarda municipal trabalhe armada.

"Qual o investimento que seria feito uma vez que nem os próprios agentes de segurança do estado conseguem o devido respeito por parte do governo do estado?", perguntou.

"É no mínimo estranho ou até mesmo oportunista, o governo estadual querer se intrometer num assunto que é exclusivamente da prefeitura e dos vereadores, diga-se de passagem, assunto que vem sendo amplamente discutido e amadurecido para, e mais uma vez repito, no momento certo avançarmos nesta questão", disparou.

"Aproveitando a intromissão do Secretário, sugiro que ao invés dele se meter em questões do poder executivo municipal e deste poder legislativo, o nobre gestor deveria ter contribuído para que a Governadora Raquel Lyra não tivesse feito tamanha espetacularização com o programa 'Juntos Pela Segurança' sem o ter o mínimo de zelo com algo essencial no fortalecimento da segurança pública que é a valorização dos nossos policiais", finalizou.

"Toda ajuda é bem-vinda"

Em entrevista ao programa Passando a Limpo, da Rádio Jornal, na última terça-feira (28), o secretário Alessandro Carvalho disse, a respeito do armamento da guarda municipal, que "toda ajuda é bem-vinda".

"Eu entendo que a Guarda Municipal ajuda na questão da segurança. Não estou dizendo que a Guarda Municipal tem que fazer o papel de polícia, tem que investigar. Mas se o guarda vai tomar conta de uma área pública qualquer, e está armado, é mais do que é provado que um criminoso vai respeitar muito mais do que um guarda sem uma arma na cintura", disse Carvalho.

"Estamos fazendo concurso agora para colocar 2.400 novos soldados nas ruas. São civis comuns que vão passar por uma preparação, por um curso de formação, e vão portar a arma no final. Nada impede que um guarda municipal faça o mesmo curso e porte arma. Em relação à questão de uso indevido, de excesso, ele vai responder da mesma forma que um policial civil, militar ou policial federal", declarou.

Veja mais conteúdo:

Tags

Autor