LUTO

Morre, aos 63 anos, o médico Antônio Carlos Figueira, ex-secretário da Saúde de Pernambuco

Figueira foi titular de diversas pastas durante os governos Eduardo Campos e Paulo Câmara

Imagem do autor Imagem do autor
Cadastrado por

Marcelo Aprígio, Rodrigo Fernandes

Publicado em 23/12/2023 às 22:15 | Atualizado em 24/12/2023 às 12:18
Notícia
X

Morreu neste sábado (23), aos 63 anos, o ex-secretário de Saúde de Pernambuco, o médico Antônio Carlos Figueira. Ele realizava tratamento contra um câncer desde 2021.

A informação foi confirmada pela família do ex-secretário ao Blog de Jamildo.

Antônio Carlos Figueira foi secretário estadual de Saúde no segundo mandato de Eduardo Campos (PSB), e secretário da Casa Civil e chefe da Assessoria Especial do Governo nas gestões de Paulo Câmara (então PSB).

Figueira também foi secretário adjunto da Secretaria de Saúde do Estado (SES) de dezembro de 1996 a dezembro de 1998.

Em 2020, após dez anos como auxiliar dos governadores, Figueira pediu exoneração para assumir o cargo de diretor presidente da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), da qual foi um dos idealizadores, cerca de 18 anos atrás.

O velório será realizado a partir das 8h na capela do Imip, na área central do Recife. O sepultamento será às 15h no Cemitério de Santo Amaro, também na área central da capital.

IMIP lamenta morte de Figueira

Por meio de um comunicado enviado à imprensa na noite deste sábado (23), o Instituto de Medicina Integral Profº Fernando Figueira (Imip) lamentou o falecimento de Antônio Carlos Figueira.

O méidco foi superintendente, presidente e membro do Conselho Consultivo do IMIP. "Nesse momento de tristeza e de grande saudade, o IMIP transmite condolências aos familiares, amigos, admiradores e comunidade imipiana", diz a nota.

Confira a íntegra abaixo:

"É com imenso pesar que o Instituto de Medicina Integral Profº Fernando Figueira-IMIP comunica à sociedade pernambucana o falecimento de Antônio Carlos Figueira, ex-superintendente, ex-presidente, membro do Conselho Consultivo do IMIP e diretor-presidente da Faculdade Pernambucana de Saúde- FPS.
Seguindo o exemplo do seu pai Fernando Figueira, o médico Antonio Carlos Figueira ampliou e consolidou esta instituição que é patrimônio do povo pernambucano, além de ter sido um gestor público em defesa do Sistema Único de Saúde. O velório acontecerá neste domingo, a partir das 08 horas da manhã, e o enterro será às 15 horas no cemitério de Santo Amaro, no Recife.

Nesse momento de tristeza e de grande saudade, o IMIP transmite condolências aos familiares, amigos, admiradores e comunidade imipiana.

Silvia Rissin
Presidente do Imip"

Antônio Carlos Figueira: biografia

Nascido no dia 19 de outubro de 1960, Antônio Carlos Figueira era filho de Fernando Figueira, também ex-secretário de Saúde de Pernambuco na gestão Eraldo Gueiros e fundador do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira, o IMIP.

Era formado em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco (1985) e possuía especialização em Perinatologia pelo Centro Latino Americano de Perinatologia da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), no Uruguai.

Sua carreira política teve início em 1987, quando assumiu a Assessoria Especial do Governador do Estado de Pernambuco, no primeiro governo de Miguel Arraes, onde ficou até 1990.

Em 1997, depois de passar anos no cargo de Assessor Especial da Superintendência do IMIP, recebeu o convite do então Secretário de Saúde de Pernambuco, Gilliatt Falbo, para assumir o cargo de Secretário Adjunto da SES. Ele permaneceu na função até o final do mandato, em 1998. Depois, passou mais de 10 anos como Superintendente do IMIP.

Em 2010, assumiu a Secretaria Estadual de Saúde a convite de Eduardo Campos. À frente da pasta, foi responsável por reforçar o SAMU no estado e por inaugurar a nova sede do complexo regulador, que concentra a Central de Transplantes, a Gerência de Regulação Ambulatorial e a Gerência de Regulação Hospitalar. Também esteve à frente das estruturas de atendimento da Copa das Confederações e da Copa do Mundo Fifa, em 2013 e 2014, respectivamente, na Arena de Pernambuco.

Em 2015, com Paulo Câmara assumindo o Estado, Antônio Figueira deixou a Secretaria de Saúde e passou a ocupar o cargo de Secretário da Casa Civil de Pernambuco. Na cerimônia de posse do novo secretariado estadual, ele fez o juramento oficial e falou ao povo em nome dos demais secretários.

“Daremos continuidade a um projeto político e administrativo que vem de muito longe, iniciado na primeira passagem pelo Palácio do Campo das Princesas do ex-governador Miguel Arraes de Alencar e que encontrou continuidade nas duas gestões do ex-governador Eduardo Campos. Assim, iremos consolidar e ampliar esse legado, como foco nas necessidades do povo pernambucano”, afirmou.

Em 2017, ele deixou a Casa Civil e assumiu a chefia da Assessoria Especial do Governo do Estado, onde permaneceu até dezembro de 2020, quando deixou deixou a vida pública para assumir a presidência da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), cargo que ocupava até os dias atuais.

"Quero expressar meu agradecimento a Antônio Carlos Figueira por mais de uma década de dedicação ao Estado de Pernambuco, sobretudo nos últimos anos, quando contribuiu com minha gestão em vários cargos. Desejo ao amigo Figueira sucesso nos desafios da nova caminhada", disse o então governador Paulo Câmara na despedida do secretário.

Antônio Carlos Figueira também foi presidente do IMIP entre os anos de 2009 e 2010. Ele também era membro da Academia Pernambucana de Medicina, onde ocupava a cadeira de número 1, que também já foi ocupada pelo seu pai, fundador da entidade.

Tags

Autor