homenagem

Velório de Antônio Carlos Figueira reúne amigos, familiares e nomes da política pernambucana, no Recife

Paulo Câmara, João Campos e Humberto Costa foram alguns dos que estiveram presentes na cerimônia, na Capela do IMIP

Imagem do autor
Cadastrado por

Rodrigo Fernandes

Publicado em 24/12/2023 às 12:10
Notícia
X

O corpo do ex-secretário estadual Antônio Carlos Figueira foi velado na Capela de Nossa Senhora das Graças, que fica dentro do Hospital Pedro II, no IMIP, região central do Recife, na manhã deste domingo (24), véspera de Natal.

Figueira morreu no último sábado (23), aos 63 anos, após dois anos em tratamento contra um câncer.

O velório reuniu amigos, familiares, admiradores e grandes nomes da política pernambucana. Entre os presentes, estavam o ex-governador de Pernambuco, Paulo Câmara. Figueira foi secretário da Casa Civil e Assessor Especial na gestão dele, onde permaneceu até dezembro de 2020.

"Tive o privilégio de conviver por muitos anos com Antônio Carlos Figueira. Perco um amigo e conselheiro. Homem público que nunca deixou pra trás o senso de humanidade, solidariedade e responsabilidade em todos as funções que ocupou", disse Câmara pelas redes sociais.

Welington Lima/JC Imagem
João, Pedro e Renata Campos e Humberto Costa no velório de Antônio Carlos Figueira - Welington Lima/JC Imagem
Welington Lima/JC Imagem
Tabata Amaral e Paulo Câmara no velório de Antônio Carlos Figueira - Welington Lima/JC Imagem

Também compareceram à cerimônia o prefeito do Recife, João Campos (PSB), acompanhado da namorada, a deputada federal de São Paulo, Tábata Amaral (PSB), do irmão Pedro Campos, também deputado federal, e da mãe, Renata Campos.

Figueira foi secretário de Saúde do governo Eduardo Campos. À frente da pasta, foi responsável, entre outras ações, por reforçar o SAMU no estado e por inaugurar a nova sede do complexo regulador, que concentra a Central de Transplantes, a Gerência de Regulação Ambulatorial e a Gerência de Regulação Hospitalar. 

"Perdi um grande amigo. A dor e saudade são enormes, só perdendo pra gratidão que tenho de ter convivido com ele. Perdi meu pai muito cedo e, da mesma forma, foi muito cedo que mergulhei na vida pública. Nesse momento difícil da minha vida, com a partida do meu pai, eu vi tudo mudar muito rápido. Foi então que eu vi amigos do meu pai se tornarem meus amigos", disse João Campos, ainda ontem.

O senador Humberto Costa (PT) e o deputado estadual Rodrigo Farias (PSB) também estavam na cerimônia, assim como nomes ligados ao IMIP, como a superintendente geral Tereza Campos e o superintendente Fernando Augusto Figueira, irmão de Antônio Carlos - ambos filhos de Fernando Figueira, fundador do instituto. 

O sepultamento de Antônio Carlos Figueira está marcado para acontecer ainda neste domingo, às 15h, no Cemitério de Santo Amaro, também no Recife.

Tags

Autor