morte

Ex-vereador Aury Amazonas é morto a tiros em São Lourenço da Mata

Aury Amazonas exerceu mandato na Câmara de São Lourenço entre 1993 e 1996; filho dele foi assassinado semanas atrás

Imagem do autor
Cadastrado por

Rodrigo Fernandes

Publicado em 15/02/2024 às 11:04 | Atualizado em 15/02/2024 às 12:41
Notícia
X

O ex-vereador de São Lourenço da Mata, Aury Leite Amazonas, de 66 anos, foi assassinado a tiros na noite última quarta-feira de Cinzas (14), na região central do município.

De acordo com o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DPHH), Aury estava jogando dominó com outras pessoas em uma praça, quando um homem desconhecido chegou atirando.

O crime ocorreu por volta das 18h50, numa região movimentada da cidade, rodeada por bares e restaurantes. Aury morreu no local.

Uma segunda pessoa foi atingida por um tiro no pé esquerdo e foi levada para a UPA de São Lourenço da Mata. O autor dos disparos ainda não foi identificado.

A polícia registrou o caso como ocorrência de desentendimento com um grupo criminoso, mas não sabe dizer a motivação do crime.

Semanas atrás, um filho de Aury Amazonas foi morto, também a tiros, em São Lourenço da Mata. A polícia também investiga se os crimes estão relacionados.

Vereador Aury Amazonas

Aury Amazonas foi eleito vereador de São Lourenço da Mata em 1992, pelo extinto Partido Trabalhista Renovador (PTR), exercendo seu único mandato na Câmara Municipal.

Apesar disso, tentou a reeleição em quatro oportunidades:

  • em 1996, pelo PSB, quando ficou na suplência;
  • em 2000, sob o nome de Aury do INPS, pelo Partivo Verde, em que não foi eleito;
  • em 2004, também pelo PV, quando também não conseguiu votos suficientes;
  • e em 2020, pelo Solidariedade, sua última participação na política, também sem conseguir vaga na Câmara.

Homenagens

Pelas redes sociais, o perfil da prefeitura de São Lourenço da Mata publicou uma nota assinada pelo prefeito Vinícius Labanca (PSB).

"Em mais um triste comunicado desta quarta-feira (14), lamentamos a morte do ex-vereador de São Lourenço da Mata, Aury Leite Amazonas. Na medida em que externamos nossa irrestrita solidariedade com os seus familiares e amigos que sofrem com esta perda, reforçamos a cobrança às autoridades policiais, para que este episódio lamentável, que ceifou a vida do ex-vereador, seja elucidado o quanto antes", diz a homenagem.

A Câmara Municipal de São Lourenço também emitiu nota de pesar.

"É com profundo pesar que a Câmara de Vereadores de São Lourenço da Mata recebe a notícia do falecimento de Aury Amazonas, ex-vereador que dedicou parte de sua vida ao serviço público. A família Amazonas é reconhecida e respeitada em nossa cidade, contribuindo significativamente para o desenvolvimento da sociedade. Expressamos nossos sentimentos à família e amigos neste momento de dor e estamos à disposição para prestar qualquer apoio necessário", diz o comunicado.

Tags

Autor