saúde

Em meio a alta nos casos de dengue, governo de Pernambuco cria Comitê de Enfrentamento a Arboviroses

Grupo será responsável por criar políticas públicas de promoção à prevenção da dengue, zika e chikungunya

Imagem do autor
Cadastrado por

Rodrigo Fernandes

Publicado em 19/02/2024 às 10:55
Notícia
X

O governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Saúde, determinou a criação do Comitê de Enfrentamento das Arboviroses, colegiado que será responsável por criar políticas públicas que promovam a prevenção dessas doenças.

Conforme noticiou a coluna Saúde e Bem-Estar, deste Jornal do Commercio, Pernambuco registrou aumento de 113,4% nos casos de dengue em 2024, em comparação com o mesmo período de 2023. Seis mortes estão sendo investigadas.

De acordo com portaria publicada no Diário Oficial do Estado do último sábado (17), o comitê foi criado levando em consideração o Plano Estadual de Enfrentamento das Arboviroses, que tem como estratégia a preparação do estado para prevenir as doenças provocadas pelo Aedes aegypti (dengue, zika e chikungunya), assim como prestar assistência aos contaminados.

O grupo será responsável por construir estratégias de mobilização da sociedade e do poder público para enfrentar o mosquito, definir estratégias de comunicação para informar a população sobre a prevenção das doenças e sobre como buscar serviços de saúde, assim como dar publicidade aos boletins e dados da doença.

O comitê será integrado a outras secretarias, órgãos, entidades de ensino e pesquisa, assim como a sociedade civil, sendo responsável por monitorar as ações e fortalecer as Gerências Regionais de Saúde no acompanhamento da situação epidemiológica.

Participarão do comitê representantes:

  • da Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde e Atenção Primária;
  • da Secretaria executiva de Assistência à saúde;
  • da Secretaria Executiva de Regulação em Saúde;
  • da Secretaria Executiva de Gestão Estratégica e Coordenação Geral;
  • da Sociedade de Terapia Intensiva;
  • da Sociedade de Pediatria de Pernambuco;
  • da Sociedade Pernambucana De Infectologia;
  • e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde.

De acordo com a portaria assinada pela secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti, o grupo contará, em caráter de assessoria, com a colaboração de especialistas com expertise na área das arboviroses.

A participação do Comitê Estadual de Enfretamento das Arbovirose será considerada prestação de serviço público relevante, não sendo remunerada, a qualquer título.

Tags

Autor