movimentação política

Impeachment de Lula: Arthur Lira já tem desfecho certo para pedido com 108 assinaturas

Aliados de Lira indicam que presidente da Câmara já tem um destino para o pedido de impeachment de Lula; entenda provável ação de Arthur Lira

Imagem do autor
Cadastrado por

Cynara Maíra

Publicado em 20/02/2024 às 12:04 | Atualizado em 21/02/2024 às 6:31
Notícia
X

O pedido de impeachment contra o presidente Lula (PT), que tem planos para ser protocolado nesta terça-feira (20), já tem seu destino claro para diversos políticos.

Baseado no histórico do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), políticos consideram que solicitação de retirada de Luiz Inácio do poder ficará parada no gabinete de Lira. 

IMPEACHMENT DE LULA DEVE FICAR PARALISADO NA CÂMARA

Segundo informações da coluna de Guilherme Amado no Metrópoles, apesar de Arthur Lira não ter se pronunciado publicamente sobre o pedido de impeachment contra Lula, a expectativa de grupos próximos ao presidente da Câmara é de que ele ignore a solicitação.

Com até o momento 108 assinaturas, após o apoio do Partido Novo à solicitação, Lira não deve evidenciar ou acelerar o pedido de impeachment contra Lula. Como grande representante do Centrão, Arthur Lira não deseja se indispor com nenhum dos lados da situação. 

Enquanto não cogita aceitar o pedido de impeachment contra Lula, que romperia qualquer relação com o governo e sua base, Arthur Lira não deseja desagradar a oposição na Câmara. Apesar de 108 deputados ser um número expressivo, esse indicativo é pequeno para os mais de 500 deputados presentes na Casa. 

  • Quer ficar informado sobre política, eleições e tudo que envolve o jogo do poder? Clique aqui para se inscrever no nosso canal do WhatsApp.

Sem força suficiente para garantir uma aprovação ou ao menos a maioria da Câmara, políticos consideram que Lira não terá coragem de realizar mobilizações sobre o tema. 

É possível que, assim como realizou com diversos pedidos de impeachment para o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Arthur Lira só ignore a solicitação. Para iniciar um pedido de impeachment é necessário ao menos 171 assinaturas

Deputados pedem IMPEACHMENT DE LULA por fala polêmica; veja a lista de apoiadores

Tags

Autor