disputa interna

PSOL reafirma pré-candidatura de Dani Portela à prefeitura do Recife

Partido integra federação com a Rede Sustentabilidade, que tenta emplacar Túlio Gadêlha no páreo

Imagem do autor
Cadastrado por

Rodrigo Fernandes

Publicado em 22/02/2024 às 9:57
Notícia
X

Em reunião realizada pelo diretório municipal do PSOL em Recife, o partido consolidou a pré-candidatura da deputada estadual Dani Portela à prefeitura da cidade nas eleições de outubro.

Ainda em 2023, o partido realizou o seu congresso interno, em que os nomes de Dani e do vereador Ivan Moraes foram colocados na disputa pela posição.

Por ampla maioria dos votantes, a legenda formalizou a indicação do nome da deputada Dani Portela para a disputa com o atual prefeito João Campos.

  • Quer ficar informado sobre política, eleições e tudo que envolve o jogo do poder? Clique aqui para se inscrever no nosso canal do WhatsApp.

O diretório agora trabalha na construção de uma chapa proporcional que permita ao partido ampliar suas representações na Câmara Municipal do Recife.

Como o PSOL está federado com a Rede Sustentabilidade, a decisão da candidatura tem que ser tomada pelos dois partidos dentro da federação. Hoje, Túlio Gadelha, deputado federal pela Rede, tem tentado se postular para a disputa, no entanto, de acordo com as regras estatutárias da federação, a Rede não tem mais do que 30% da federação em Recife.

Diante desse quadro, a deputada Dani Portela só não é candidata se o PSOL, partido que detém 70% do quadro decisório da federação, se o partido definir de forma diferente.

"Em respeito à Rede, o próximo passo será reunir a federação para encaminhar nossa pré-candidatura majoritária e começar o debate sobre a composição da chapa majoritária e proporcional. O PSOL Recife segue todos os ritos internos, de forma responsável e republicana, na construção de um programa popular e de esquerda para o Recife" disse Tiago Paraíba.

Eleições 2024: pesquisa mostra cenário no Recife

Tags

Autor