desenvolvimento

Pernambuco vai sediar evento do Pacto Global da ONU

Evento promove discussões sobre desenvolvimento sustentável e redução de desigualdades sociais

Imagem do autor
Cadastrado por

Rodrigo Fernandes

Publicado em 01/03/2024 às 8:05
Notícia
X

Pernambuco vai sediar o próximo evento Conexão ODS realizado pelo Pacto Global da ONU no Brasil. Em encontro com a governadora Raquel Lyra, na última quinta-feira (29), no Palácio do Campo das Princesas, representantes da Organização das Nações Unidas dialogaram sobre o evento.

O Conexão ODS promove discussões relacionadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), em uma agenda para avançar no desenvolvimento econômico sustentável, governança nas empresas e redução das desigualdades sociais.

A demonstração do interesse em sediar o evento foi feita pela governadora no início de dezembro durante a 28ª edição da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 28), em Dubai, e agora vai se concretizar.

  • Quer ficar informado sobre política, eleições e tudo que envolve o jogo do poder? Clique aqui para se inscrever no nosso canal do WhatsApp.

“Há janelas de oportunidade para o desenvolvimento dos ODS em Pernambuco, apesar de tantos desafios no Estado. Iniciamos a agenda de desenvolvimento econômico com sustentabilidade desde o início da gestão e nosso objetivo é alcançar essa agenda, que é capaz de mudar a vida dos pernambucanos, combatendo a pobreza, promovendo educação de qualidade e levando água e saneamento. O Pacto Global da ONU pode contar com a parceria do nosso Governo para construir esse evento coletivamente”, ressaltou a governadora Raquel Lyra.

O Conexão ODS é um encontro que une a gestão pública, a iniciativa privada, as organizações não governamentais e representantes da sociedade civil para dialogar sobre ações relacionadas à sustentabilidade. “O evento mobiliza empresas do setor privado para debater e atingir os 17 ODS. E a governadora já havia demonstrado interesse em promover aqui em Pernambuco”, declarou a secretária de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha, Ana Luiza Ferreira.

“Estamos muito felizes com essa definição de Pernambuco sediar o próximo Conexão ODS e agora é criar um comitê técnico e curador para que a gente possa estruturar o evento. Ele terá toda a energia da localidade para que a gente possa trazer o que importa para a região”, destacou Carlo Pereira, CEO do Pacto Global da ONU no Brasil. 

Vice-prefeita do Recife nas articulações

Carol Bezerra/Divulgação
Isabella de Roldão cria GT para discutir evento da ONU no Recife - Carol Bezerra/Divulgação

A partir de articulação feita pela vice-prefeita do recife, Isabella de Roldão, foi criado, também na última quinta-feira (29), um grupo de trabalho para promover o evento no Recife.

Além de Isabella, o grupo de trabalho é formado por Rafael Figueiredo, secretário de Ciência e Tecnologia; Ana Paula Vilaça, do Recentro; Carlos Pereira, CEO do Pacto Global da ONU; e Fábio Silva, presidente do Transforma Brasil.

"O Recife tem total interesse em receber um evento desse porte. A prefeitura está 100% disponível para tratar essa pauta. É fundamental que tudo que trata da pauta da sustentabilidade seja disseminado para mais e mais pessoas. A gente precisa que essa pauta se aproxime da população e promover um evento desse porte será importante para que os recifenses tenham ainda mais interesse sobre o tema", afirmou Isabella.

Tags

Autor