Semana Santa

Quando inicia a Semana Santa? Confira datas e significado do período

A Semana Santa, que inaugura as festividades da Páscoa, constitui um dos momentos mais significativos no calendário litúrgico da Igreja Católica

Imagem do autor
Cadastrado por

Suzyanne Freitas

Publicado em 04/03/2024 às 10:33
Notícia
X

A Semana Santa, que inaugura as festividades da Páscoa, constitui um dos momentos mais significativos no calendário litúrgico da Igreja Católica. Em 2024, ela tem início em 24 de março, marcando o término da Quaresma.

As celebrações pascalícias têm seu prelúdio no Domingo de Ramos, quando os fiéis reverenciam a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém.

Ramos de palmeiras e oliveiras são solenemente abençoados durante as liturgias, e os devotos participam de procissões que reencenam o momento em que a população acolheu Jesus como o Messias.

O ápice ocorre no Domingo de Páscoa, quando a ressurreição de Cristo, após três dias de crucificação, é celebrada.

As igrejas reverberam com fervor, proclamando a vitória sobre a morte e a renovação da esperança. Os fiéis se congregam em missas festivas, compartilham refeições especiais e regozijam-se na mensagem de redenção e vida eterna.

Quando inicia a Semana Santa? 

Este ano, a Semana Santa tem início em 24 de março, no Domingo de Ramos.

Portanto, a Semana Santa começa no dia 24 de março (Domingo de Ramos) e termina em 31 de março (Domingo de Páscoa). Apenas na Sexta-feira Santa, dia 29 de março, é feriado nacional.

O que é celebrado na Páscoa? Confira

O domingo de Páscoa, por sua vez, celebra a ressurreição de Jesus Cristo após a sua crucificação na Sexta-feira Santa.

Segundo os relatos bíblicos, foi nesse dia que Maria Madalena descobriu o túmulo vazio de Jesus, simbolizando sua ressurreição.

A partir desse evento, o Calendário Romano foi dividido em duas eras distintas: Antes de Cristo (a.C.) e Depois de Cristo (d.C.), uma demarcação temporal que persiste até os dias atuais.

Essa divisão destaca a importância da vida e do legado de Jesus Cristo na história e na cultura ocidental.

Tags

Autor