ELEIÇÕES

Eleições Portugal: Novo Primeiro-Ministro já foi escolhido? Veja qual partido venceu

Confira o resultado das Eleições em Portugal 2024

Imagem do autor
Cadastrado por

Fernanda Cysneiros

Publicado em 11/03/2024 às 7:12 | Atualizado em 11/03/2024 às 9:20
Notícia
X

As Eleições em Portugal foram realizadas no domingo, 10 de março, dois anos antes do período previsto.

A "antecipação" acontece devido à renúncia do primeiro-ministro António Costa, também líder do Partido Socialista (PS), em meio a investigações de corrupção. Costa deveria permanecer no cargo de premiê do país até 2026 - fim do mandato.

Cerca de 10,8 milhões de eleitores estiveram aptos a votar no páis no domingo (10). Cerca de 66,23% compareceram às urnas, e a abstenção ficou em 33,8%.

O indíce foi menor do que o número registrado em 2022, quando aproximadamente 50% (48,54%) se abstiveram.

A seguir, veja detalhes do resultado das Eleições.

RESULTADO ELEIÇÕES PORTUGAL 2024

As Eleições em Portugal colocaram à disputa os dois partidos que se alternam no poder desde o fim de uma ditadura fascista: o Partido Socialista (PS) e o Partido Social Democrata (PSD).

No total, as eleições legislativas irão definir os 230 deputados da Assembleia, em 22 círculos eleitorais.

Com cerca de 99% das urnas apuradas, a coligação de centro-direita Aliança Democrática (AD) somou a maioria dos votos - 29,49% - com ocupação de 79 cadeiras.

O Partido Socialista (PS) conseguiu alcançar 28,66% - resultando em 77 cadeiras ocupadas - enquanto o Chega, de extrema direita, obteve 18,06% dos votos e 48 cadeiras.

Os quatro parlamentares restantes ainda serão escolhidos, a depender da votação que ocorreu fora de Portugal.

Sem uma coligação formal com o Chega, o AD governaria precisaria negociar com os demais partidos para avaliar e aprovar projetos.

CENTRO-DIREITA EM PORTUGAL

Para resolver a crise habitacional que atinge o país, a AD acredita ser necessário aumentar a oferta de casas, através da redução de impostos e burocracia e da injeção de imóveis públicos no mercado.

De acordo com o líder da Aliança Democrática, Luís Montenegro, a coligação está preparada "para iniciar o governo e respeitar a palavra do povo português".

ELEIÇÕES PORTUGAL PRIMEIRO-MINISTRO

Nas eleições legislativas portuguesas, os eleitores votam em partidos, e o presidente da República nomeia - tradicionalmente - o primeiro-ministro da coligação que alcançou a maioria dos votos nas eleições legislativas.

No entanto, é válido ressaltar que nenhum partido obteve maioria absoluta.

Apesar disso, Luís Montenegro afirma ter a "expectativa fundada" de que o Presidente da República o indigite como primeiro-ministro para formar Governo, ao afirmar que "parece incontornável que a AD ganhou as eleições e o PS perdeu as eleições".

“Face à vitória eleitoral, é minha expectativa fundada que o senhor presidente da República me possa indigitar para primeiro-ministro. Na expectativa de que tal vai acontecer, o meu compromisso é cumprir a mudança. Vai-se cumprir com um novo primeiro-ministro, com novo governo e com novas políticas”, afirmou

Entretanto, até o momento, o primeiro-ministro de Portugal não foi anunciado oficialmente.

Tags

Autor