visita

Moraes dá 48 horas para Bolsonaro explicar hospedagem na embaixada da Hungria

Ministro do STF quer explicação formal sobre passagem de Bolsonaro pela embaixada

Imagem do autor
Cadastrado por

Rodrigo Fernandes

Publicado em 26/03/2024 às 7:07
Notícia
X

Alexandre de Moraes deu prazo de 48 horas para Jair Bolsonaro explicar por que passou duas noites na embaixada da Hungria, em Brasília, após ter o passaporte apreendido por determinação do próprio ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), em fevereiro.

Moraes é o relator do inquérito que investiga o ex-presidente, políticos e aliados militares por uma suposta tentativa de golpe de Estado após a eleição de 2022, em que Bolsonaro saiu derrotado por Lula.

O pedido de explicação de Moraes se deu após o New York Times publicar, na última segunda-feira (26), uma reportagem que mostrou Bolsonaro hospedado na embaixada.

De acordo com o direito internacional, embaixadas são áreas invioláveis, e Bolsonaro só poderia ser alcançado por agentes brasileiros, em caso de uma nova operação, com o consentimento do governo húngaro.

Bolsonaro na embaixada

Após a repercussão da reportagem, Bolsonaro admitiu que passou dois dias "hospedados" na embaixada húngara em Brasília para "manter autoridades do país amigo".

O ex-presidente disse que aproveitou o tempo no local para conversar "com diversas autoridades húngaras", "atualizando os cenários políticos das duas nações".

Ainda ontem, o Itamaraty chamou o embaixador da Hungria no Brasil, Miklós Halmai, para dar explicações. Em visita de 20 minutos ao Ministério das Relações Exteriores, ele preferiu não se manifestar sobre o episódio.

Tags

Autor