Semana Santa

Pode comer carne de porco na Semana Santa? É pecado? Saiba

Entenda a tradição dos cristãos

Imagem do autor
Cadastrado por

Suzyanne Freitas

Publicado em 26/03/2024 às 8:47
Notícia
X

A Páscoa, uma das datas mais importantes do calendário religioso cristão, é uma celebração que recorda a crucificação e celebra a ressurreição de Jesus Cristo.

Essa festividade ocorre dentro da Semana Santa, um período marcante no cristianismo que tem início no Domingo de Ramos, quando se recorda a entrada triunfal de Cristo em Jerusalém, e culmina no domingo de Páscoa, o dia da ressurreição.

Durante esse período, os fiéis adotam diversas práticas e tradições, muitas delas associadas ao catolicismo. Uma das mais conhecidas é a abstinência de carne na Sexta-Feira Santa.

Mas por que a Igreja Católica recomenda aos fiéis evitar carne vermelha, suína e frango nesse dia específico? Abaixo, vamos explorar essa tradição em detalhes.

Pode comer carne de porco na Semana Santa? É pecado?

Dentro da tradição da Igreja Católica, a Sexta-Feira Santa, também conhecida como Sexta-Feira da Paixão, reserva-se para a prática da abstinência alimentar.

Uma tradição milenar que proíbe o consumo de carne vermelha, carne suína e de frango neste dia, incentivando a substituição por peixe.

O hábito de jejuar na Sexta-Feira Santa remonta à Idade Média, provavelmente originando-se da tradição de jejuar todas as sextas-feiras.

No século IX, durante o pontificado de Nicolau I, impôs-se a abstinência de carne a todos os cristãos maiores de sete anos.

Inicialmente, o jejum estendia-se às quartas e sextas-feiras, abrangendo também laticínios e ovos. Contudo, ao longo do tempo, essa prática perdeu força, e a Igreja passou a preconizar a abstinência apenas nas sextas-feiras, com ênfase especial na Sexta-Feira Santa.

O Código de Direito Canônico estipula que todas as sextas-feiras do ano devem ser dedicadas à abstinência de carne ou a outro tipo de alimento, podendo o jejum ser substituído pela prática de uma obra de caridade.

Já durante a Quaresma, período que precede a Páscoa, o jejum era praticado durante os 40 dias.

Tags

Autor