Cenário econômico em Pernambuco, no Brasil e no Mundo, por Fernando Castilho

JC Negócios

Por Fernando Castilho
[email protected]

Informação e análise econômica, negócios e mercados

Coluna JC Negócios

Pernambuco perde Raymundo da Fonte, líder empresarial que criou a água sanitária Brilux e o vinagre Minhoto

Empresário tinha 99 anos e criou uma companhia que hoje fabrica mais de 350 itens nos setores de inseticidas, limpeza doméstica, higiene pessoal e condimentos

Fernando Castilho
Cadastrado por
Fernando Castilho
Publicado em 07/05/2020 às 16:40 | Atualizado em 07/05/2020 às 20:28
Divulgação
Raymundo da Fonte criou marcas como a água sanitária Brilux e o vinagre Minhoto - FOTO: Divulgação

Por Fernando Castilho da JC Coluna Negócios

O empresário pernambucano Raymundo da Fonte, de 99 anos, que nos deixou nesta quinta-feira, vítima da covid-19, era certamente um capitão de indústria dos mais criativos do Nordeste. Não apenas pela necessidade de competir com todos os gigantes do setor de inseticidas, limpeza doméstica, higiene pessoal e condimentos, mas porque regionalmente construiu uma lista de marcas de sucesso Brilux, Minhoto, Even e Sonho que, regionalmente, batia as gigantes em vários itens pela identidade que esse produtos adquiriam ao longo de quase 75 anos.

Seu Raymundo fundou a empresa que originou o grupo, em 1946, quando deu primeiro passo no cenário industrial pernambucano, com a inauguração de uma fábrica que produzia espirais contra mosquitos, o Espiral Sentinela. Esse inseticida era feito com pó de serra e uma mistura de repelente químico Citronela.

Na década de 60, o Grupo passou a atuar no ramo de produtos de limpeza e, posteriormente, na década de 70, lançou produtos do gênero alimentício. Hoje, as Indústrias Reunidas Raymundo da Fonte produzem mais de 350 itens, comercializados pelo país inteiro, sendo líder de mercado nas regiões Norte e Nordeste.

O Grupo Raymundo da Fonte é formado por seis empresas distribuídas pelos estados de Pernambuco, Bahia, Pará e Rio de Janeiro. Juntas, elas produzem e comercializam: produtos de limpeza, higiene pessoal, inseticidas e alimentos.

Hoje seus produtos estão distribuídos por todo o Brasil, sobretudo nas regiões Norte e Nordeste, no Rio de Janeiro e Espírito Santo, onde os produtos estão presentes em 95% dos pontos de venda. São muitas as marcas fabricadas pelo Grupo, algumas delas: Brilux, Minhoto, Sonho, Even, Alerta, Floral, Sentinela e Pariggi. Sendo Brilux e Minhoto líderes de mercado no Norte/Nordeste, um mercado de quarenta milhões de habitantes, com o maior potencial de crescimento do Brasil.

As indústrias Reunidas Raymundo da Fonte têm a capacidade instalada para produzir, anualmente, 250.000 toneladas de água sanitária, 200 milhões de sabonetes, 70.000 toneladas de vinagre, 20.000 toneladas de detergente, dentre outros produtos.

O Grupo Raymundo da Fonte tem hoje cinco plantas em Salvador(BA), Rio de Janeiro (RJ) Belém(PA), Horizonte (CE) além da matriz em Paulista (PE). Entre as suas 12 marcas de produtos, em pelo menos quatro a companhia é líder ou vice-líder de mercado na região nordestina.

Ela também teve um trabalho comprometido com o meio ambiente e com as pessoas, que se confirma com a nossa responsabilidade em investir em projetos educacionais, capacitação continuada e na valorização dos nossos colaboradores e das comunidades.

Nos últimos meses a empresa conversou som parceiros em São Paulo sobre a possibilidade de sua entrada no mercado de São Paulo. O plano seria trazer as principais marcas, como sabonete Even, água sanitária Brilux e amaciante Sonho, para venda no varejo paulista. Com isso, acabaria entrando na seara de grupos como Unilever, Procter & Gamble e Colgate, em um território em que a disputa é acirrada.

As Indústrias Reunidas Raymundo da Fonte possuem um quadro de 1.800 funcionários, mais de 150 associados e uma carteira de mais de 3.000 clientes ativos.

A matriz do Grupo funciona na cidade de Paulista, na Região Metropolitana do Recife, em Pernambuco. É possível dizer que junto com as indústrias, cresceu também o Nordeste e o estado de Pernambuco. Essa é uma das responsabilidades do Grupo Raymundo da Fonte: promover desenvolvimento para sua terra e o seu País.

Comentários

Últimas notícias