Coluna JC Negocios

Na defesa por vacinas, Paulo Guedes esqueceu a realidade da falta delas no Brasil

Pelas contas de Paulo Guedes, em agosto, todos os grupos prioritários de brasileiros estariam vacinados

Imagem do autor
Cadastrado por

Fernando Castilho

Publicado em 14/04/2021 às 12:25 | Atualizado em 14/04/2021 às 13:01
Notícia
X

Numa conferência para executivos do Fundo Monetário Internacional (FMI), o ministro da economia, Paulo Guedes, disse que a prioridade do governo é o combate à pandemia, e a vacinação em massa. Nesta terça-feira (14), ele repetiu promessa a possíveis investidores que participaram do evento promovido pelo Bank of América.

Guedes previu aceleração forte no ritmo de vacinação e imunização de parte importante da população em "três a quatro meses".

O que o ministro afirma, em termos práticos, é que em agosto todos os grupos prioritários de brasileiros estarão vacinados e o País entrará na fase de vacinação dos que têm menos de 40 anos.

O ministro sonha acordado. Aliás, ele vem sonhado há muito tempo. Especialmente depois que percebeu que a melhor política econômica no Brasil é vacinar a população.

A melhora arma contra a covid-19 é, de fato, a vacina. Mas ninguém pode achar que apenas vacinando e sem um conjunto de medidas básicas como o uso obrigatório das máscaras, distanciamento, proibição de aglomeração e atendimento médico eficiente podemos sair da situação crítica em que nos metemos.

O ministro sabe que não teremos as vacinas suficientes para vacinar 100 milhões de brasileiros até julho. E que dificilmente teremos outra vacina além da CoronaVac e AstraZeneca. No máximo, um pouco das doses do Consórcio Covax da OMS - que optamos por comprar menos - e, talvez, a Sputnik V e a Covaxin - se a empresa indiana provar que tem boas práticas (o que, segundo a Anvisa, não tem).

Ainda assim, temos que considerar que se conseguirmos vacinar 100 milhões até julho, nada garante que o nível de contaminação se reduzirá drasticamente ao ponto de permitir a volta das atividades e retomar a tração da economia.

O ministro acredita numa quimera. Ou, ao menos, professa uma crença que ele como ministro não ajudou a se tornar realidade.

Desde o começo da pandemia, à sua maneira, o ministro e sua equipe resistiram a analisar do ponto de vista econômico os impactos da covid-19 na economia brasileira.

O maior exemplo foi a surpresa na aprovação do auxílio emergência que saiu do seu Ministério em R$ 200 e voltou em R$ 600.

Depois, porque foi mais a ação firme do Banco Central de ajuda (e não exatamente para as empresas) que permitiu que uma parte delas sobrevivesse.

E podemos observar que os programas de apoio como o BEm e o Pronampe levaram meses para serem desenhados e materializados. O ministério da Economia reagiu de forma catatônica ao impacto da crise.

E o ministro só a partir deste ano começou a falar em vacinação. Talvez porque não tivesse mesmo a dimensão do impacto dela na recuperação da economia.

O problema é que ele mais uma vez dimensiona mal o impacto da vacinação. Não basta apenas só o discurso, e apenas a vacinação não será suficiente para tracionar a economia.

Ele não pode deixar de incluir nessa conta de problemas o posicionamento do presidente Jair Bolsonaro - que tem revelado uma extraordinária capacidade de tumultuar os esforços de toda a sociedade.

Guedes sabe melhor que todos os seus interlocutores que não existe economia rodando com uma pandemia que mata mais de 4 mil pessoas por dia. E que sem que isso caia para menos de 400, ele não pode se dar ao luxo de pensar em retomada da economia ao nível pré-crise.

Mas o ministro sabe que está incluído no seu contracheque a missão de animar a economia. O problema é que ele exagera. E quando faz isso desacredita a si, sua equipe e ao Governo.

Mas ele acredita que está servindo ao Brasil. Como Pazuello acreditava e como Bolsonaro acredita.

 

Tags

Autor