Coluna JC Negócios

Santos das crianças, Cosme e Damião se comemora distribuindo balas, doces, chocolates e goma de mascar

Na Arábia, eram os filhos gêmeos de uma família nobre. na Igreja Católica são santos médicos mártires. Na Umbanda Cosme e Damião são os filhos gêmeos de Xangô e Iansã

Imagem do autor
Cadastrado por

Fernando Castilho

Publicado em 25/09/2021 às 17:20 | Atualizado em 26/09/2021 às 17:47
Notícia
X

Quem nunca recebeu no mês de setembro um saquinho de balas, confeitos, chiclete e chocolate?

Pois é. Dia 27 de setembro é o Dia dos Santos Cosme e Damião considerados os protetores das crianças cuja festa de aniversário é comemorada com distribuição e balas e gomas.

Muita gente jovem pode dizer que é o Dia do Halloween brasileiro. Não é. A tradição de distribuir guloseimas para a crianças tem origem católica e foi incorporada pelas religiões de matriz africana como muito mais criatividade e alegria. Não são uma lenda. Eles existiram.

Cosme e Damião nasceram por volta de 260 d.C, na cidade de Egéia, na Arábia, e eram os filhos gêmeos de uma família nobre. A sua mãe, Teodata, que era cristã ensinou a eles sobre Jesus Cristo, de tal modo que a devoção se tornou o centro de suas vidas.

Ainda jovens, os irmãos foram estudar na Síria, grande centro de formação na época. Naquele país, eles tornaram-se médicos e cientistas áreas nas quais passaram a atuar de forma exitosa. E já adultos decidiram espalhar os ensinamentos de Jesus por meio de suas competências médicas.

Mas o Imperador romano Diocleciano havia lançado uma grande perseguição aos cristãos na época. E aí começa uma das histórias mais famosas da religião católica.

Os irmãos foram acusados e condenados à morte por apedrejamento e flechadas. Não deu certo. Eles não morreram. Diocleciano mandou que fossem queimados em praça pública. Dru errado de novo.

Então os soldados, decidiram afogá-los. Também funcionou porque eles foram salvos por anjos. Aí Diocleciano radicalizou e mandou optou por decapitá-los.

Esse martírio os transformou em santos por morrerem por testemunharem sua fé em Jesus Cristo. E aí começa a tradição de santos protetores.

Com hotel, marina e Centro de Convenções, Cais de Santa Rita será novo polo turístico do Recife

Dia da cachaça: bebida de luxo, Vitoriosa da Pitú leva mais de cinco anos para ficar pronta

Grupo Petribu vende Frisabor, marca icônica de sorvetes tropicais de Pernambuco que adquiriu em 2008

Mas no Brasil os escravos africanos, em busca de uma maneira de cultuar seus deuses e orixás (sem serem punidos), criaram uma maneira inteligente de enganar os senhores de engenho.

Mas a festa é também uma das comemorações católicas mais antigas. O culto aos gêmeos mártires foi trazido para o Brasil em 1530 por Duarte Coelho Pereira e tornaram-se padroeiros de Igarassu, em Pernambuco.

Assim, os negros bantos identificaram São Cosme e Damião como Ibejis ou Erês, em um sincretismo religioso. E como os Ibejis ou Erês são divindades gêmeas e infantis, por isso a representação dos irmãos santos nasceu a tradição de santos das crianças.

Na Umbanda, Cosme e Damião são os filhos gêmeos de Xangô e Iansã, irmãos de Dou, Alaba, Crispim, Crispiano e Talabi. Representam pureza, inocência e bondade.

Na Igreja Ortodoxa, os santos são celebrados no dia 1º de novembro. Já os ortodoxos gregos comemoram em 1º de julho.

Em 1969, Igreja Católica instituiu o 26 de setembro como o dia dos mártires gêmeos, quando houve uma reforma no seu calendário litúrgico. Mas na Umbanda e no Candomblé ficou a data anterior 27 de setembro.

A ideia da festa na Igreja Católica como santos médicos foi, portanto, complementada nas religiões de matriz africana como santos das crianças daí nascendo a tradição de distribuir balas e gomas de mascar.

Divulgação
Dia de São Cosme e Damião comemorados nesta domingo e segunda feira. - Divulgação

O dia 27 de setembro acabou virando uma data em que as pessoas dão guloseimas para as crianças.

Especialmente nos estados do Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco. Por isso nesta segunda-feira é dia de presentear os pequenos com bombons. E isso é sempre um motivo de negócio.

No Rio de Janeiro, a data para o segmento de balas e chocolates é quase uma Natal em termos de vendas.

Na Bahia, a tradição de festas nos terreiros de matriz africana tem um significado mais religioso embora a tradição de distribuição de balas seja muito forte.

Já em Pernambuco, além da festa em Igarassu dezenas de cidades também comemoram a data dos santos protetores das crianças.

A história das sacolinhas de papel recheadas com paçocas, marias-moles, suspiros e bananadas parece ser uma coisa brasileira. Porque para as crianças doentes, Cosme e Damião davam balas para a amenizar o sofrimento.

Começou com pipoca doce, doce de abóbora e de batata doce. As guloseimas são convidadas que não podem faltar nas festividades em celebração a Cosme e Damião como forma de caridade e amor, eles realizavam tratamentos para as pessoas que não podiam pagar.

DIA DE MUITAS VENDAS NO SETOR

O mês de setembro acabou sendo um mês diferenciado para o setor de balas e gomas. Aliás o setor de Balas & Gomas procura sempre oferecer opções saborosas e diferenciadas para serem compartilhadas com a família e amigos.

E não foi diferente da pandemia da ciovid-19 quando ele até cresceu com as vendas.

 

Divulgação
Dia de São Cosme e Damião comemorados nesta domingo e segunda feira. - Divulgação

Aliás para o varejo de balas e Gomas o Dia de São Cosme e Damião abre as vendas do Dia das Crianças comemora do no dia 12 de outubro.

No ano passado, o setor de Balas & Gomas faturou R$10,3 bilhões. Ele produziu 214 mil toneladas e registrou 83 mil toneladas de exportação. Pouca gente sabe, mas o Brasil exporta Balas & Gomas para 143 países, sendo os Estados Unidos o principal destino.

Globalmente, o Brasil está entre os oito países que lideram o volume de vendas de confeitos de açúcar e goma de mascar no varejo. O ranking é assim 1º China; 2º Estados Unidos; 3ª Índia; 4º Alemanha; 5º Rússia; 6º Japão; 7º México e 8º Brasil.


Divulgação
Dia de São Cosme e Damião comemorados nesta domingo e segunda feira. - Divulgação

 

Simpatia de São Cosme e Damião

Sabemos que serem médicos, a especialidade dos irmãos sempre foi a cura. Por essa razão, vamos te apresentar uma simpatia. Sendo assim, se você está passando por alguma enfermidade ou algum familiar está doente, faça essa simpatia para Cosmo e Damião.

Em primeiro lugar, peça aos santos gêmeos a graça de cura de doenças. Faça um bolo em homenagem aos santos, com toda a fé e respeito. Quando o bolo estiver pronto e frio, enfeite ele.

Posteriormente, entregue a Cosme e Damião em um jardim ou praça acompanhado de duas garrafinhas de refrigerante, e duas velinhas pequenas (uma rosa e uma azul).

Acenda as velas com cuidado para não provocar incêndios. Ofereça tudo aos irmãos santos e peça a graça da cura da doença específica. Por fim, siga sem olhar para trás.

Em casos de cirurgias e procedimentos de risco, você pode pedir a intercessão de Cosme e Damião aos médicos e enfermeiros encarregados. Você verá como ela é milagrosa!

 

Tags

Autor