O que mudou um mês após a venda da Frisabor? Empresa que comprou marca faz açaí e aposta em sabores regionais
O mistério está se revelando agora. A tradicional indústria de sorvetes foi adquirida pela Ultra Açaí, uma das líderes em vendas do produto no Nordeste, com distribuição em quase todos os estados brasileiros
Há pouco mais de um mês, quando o empresário Jorge Petribu presidente do grupo controlador da a icônica sorveteria FriSabor, revelou que estava se desfazendo da totalidade das ações da empresa uma pergunta surgiu no mercado: Quem é a empresa quem comprou a Frisabor?
O mistério está se revelando agora. A tradicional indústria de sorvetes foi adquirida pela Ultra Açaí, uma das líderes em vendas do produto no Nordeste, com distribuição em quase todos os estados brasileiros lideradas pelos empresários Rodrigo Ayres e Rafael Ribeiro.
A Ultra Açaí é uma empresa que apostou na alta qualidade de seus produtos, atendendo indústrias transformadoras que utilizam o açaí como base para criação de novos produtos, para as chamadas “açaíterias”, lanchonetes, supermercados, atacadistas e distribuidores. Ela possui uma planta industrial em Belém no Pará e sua rede de franquias de produtos prontos já está presente em 50 cidades
Segundo Rodrigo Ayres, o que levou sua companhia a se interessar pela Frisabor foi a história, a tradição, a relação afetiva dela com Pernambucano, o mix de produtos e a existência de uma grande sinergia entre as empresas com o cliente.
A sorveteria adquirida por Jorge Petribu, em 2008 , do empresário José de Matos fundador da sorveteria no bairro da Boa Vista, já teve seus sorvetes servidos para a Rainha Elisabeth em sua passagem na cidade e que já foi visitada por outras personalidades ilustres, como Pelé em 1974.
Ela também está na memória dos dois empresários pernambucanos por ter se tornando um ponto de encontro de jovens casais e estudantes dos colégios que funcionavam no bairro da Boa Vista ao seu redor.
E o que eles pretendem fazer com a Frisabor?
Segundo Rafael Ribeiro, a proposta é manter o padrão de qualidade por acreditar que a Frisabor já entrega uma boa experiência para o cliente. “O que nós prometemos aos consumidores é trabalhar para melhorar.
A Frisabor tem um perfil de um produto de alta qualidade de sua rede de pontos de venda trabalhava o conceito de produto classe A/B embora venha tendo estratégias de aproximação com outros segmentos.
Por exemplo. Ano passado ela fechou parceria com a Vitarella para ter sabores de biscoito com o Trelloso que teve boa aceitação.
Para Ribeiro, esta foi uma parceria que nos trouxe muita satisfação, porém tem data já estabelecida para encerrar. Mas a aproximação com o Grupo M Dias Branco se mostrou bem interessante e os empresários já iniciaram tratativas para outros produtos da marca Vitarella sejam incorporados ao sorvete Frisabor ou
a renovação com um futuro relançamento do produto.
Segundo Rodrigo Ayres a proposta da Ultra Açaí é ampliar as ações de marketing com mais investimentos em mídia trabalhando a fim de gerar visibilidade aos novos produtos que a sua planejamos apresentar para aos clientes.
Uma das ações que chamar a atenção do mercado foi em 2019 antes da pandemia quando no Carnaval a Frisabor lançou sorvestes de cachaça com a Pitú, Segundo os novos controladores A ação deve ser retomado com lançamentos de picolés alcoólicos no Verão.
Para Rafael Ribeiro um dos motivos que levou sua empresa a adquirir a marca Frisabor é o fato dela ser reconhecida por ofertar um produto de altíssima qualidade. De ser reconhecida no segmento por isso. Além de ter estrutura e capacidade de produção industrial que sem dúvida alguma lhe dá grande potencial de alavancagem no mercado.
Por isso é que a Ultra Açaí vai dar continuidade no que o grupo Petribu já trouxe sucesso até o momento, e trabalhar para trazer novos produtos e experiências aos nossos clientes.
Rodrigo Ayres e Rafael Ribeiro destacam é que a Frisabor mesmo sendo uma marca de Pernambuco tem um forte apelo de sabores regionais. E isso pode facilitar ela ser uma marca nacional com gosto de Nordeste. “a essência da Frisabor são os gostos do nordeste e acreditamos muito que esses sabores têm grande aderência nacional” afirma Rodrigo.
Ele identifica que a sua companhia de assai pode gerar sinergias com a Frisabor tornando-a um produto nacional. “a sinergia ocorre tanto no campo comercial, como produtivo e logístico, o que favorece toda a empresa e a torna mais eficiente, bem como competitiva. O açaí é um dos pontos mais altos desta sinergia e vamos aproveitar esse diferencial.”
Para os sócios da empresa não risco da marca Frisabor ficar associada a uma linha do produto assai. Entendemos que a Frisabor tem identidade própria e é reconhecida pelo que faz, tem em seu DNA o protagonismo como uma característica é assim continuará. O que trará muito endosso para ter linhas de açaí compondo parte de seu mix e assim atendendo a novos clientes, bem como novos hábitos de consumo e incluindo jovens em seus desejos, conclui Rodrigo Ayres.
Faz sentido. Sob o comando da família Petribu a Frisabor saiu da sorveteria artesanal aberta em 1957 com a marca de produtos de altíssima qualidade em sorvetes com sabores tropicais para se se transformar mm uma rede e produzir numa nova fábrica, que ocupa área total de 37.962 m2 no polo industrial de Paulista mantendo o nome, padrão e numa nova empresa.
Isso se traduziu numa proposta de produtos feitos com leite integral, sem a utilização soro de leite; sabores de frutas 100% naturais, sem adição de corantes ou conservantes; receitas artesanais o que resultou numa marca reconhecida em diversos prêmios.
Na verdade, foi apenas a manutenção da fórmula do sucesso sempre foi a inovação e o pioneirismo. Os sorvetes fabricados com frutas selecionadas se tornaram uma referência e ganharam embalagens especiais, premiadas para serem comercializados em diversos pontos de venda da região.
Rodrigo Ayres lembra que a marca Frisabor se tornou um Patrimônio afetivo dos seus consumidores dos pernambucanos presente em 25 sorveterias e mais de 600 pontos de vendas entre redes de supermercados, empórios, farmácias, padarias, hotéis, restaurantes, lojas de conveniência, praias e parques.
Por sua vez, a proposta do Ultra Açai é encorajar as pessoas a viverem intensamente. O grupo aposta na ideia de que adianta estar apenas de corpo presente, você precisa sentir o que cada momento tem para te oferecer. E busca provocar experiências.
No mercado a companhia de Rodrigo Ayres e Rafael Ribeiro oferece potes de um e dois litros de polpa de açaí, caixas com cinco a 10 litros de potes de 200 ml com granola para ser adicionada. Ideal para casas de açaí, sorveterias, lojas de conveniência, mercado e comércio em geral.