Coluna JC Negócios

Mestre de várias gerações do Jornalismo, Fernando Menezes era um grande contador de histórias

Ele tinha um jeito tão sério de tratar as pessoas, ouvir suas queixas, se meter nas boas articulações para ajudar colegas e profissionais

Imagem do autor
Cadastrado por

Fernando Castilho

Publicado em 09/12/2021 às 9:46 | Atualizado em 09/12/2021 às 10:51
Notícia
X

Se fazer um bom jornalismo é contar boas histórias, Fernando Menezes, que nos deixou nesta quinta-feira (9) era, certamente, um mestre para centenas de jornalistas que, nos mais de 40 anos em que esteve na atividade, conviveram com com sua bondade e aprenderam a fazer parte dessa estranha tribo que são os jornalistas.

Menezes era tão bom em contar histórias que, mesmo quando a gente ouvia dele as que já tinha contado antes, era como se fosse a primeira vez.

Ele começou e encerrou sua carreira no Jornal do Commercio; chamava o JC de sua casa. E era mesmo.

Feitas as contas, ele passou mais tempo na Redação do JC do que com sua família, que aprendeu a conviver com isso e entendeu que essa era sua vida.

Ele tinha um jeito tão sério de tratar as pessoas, ouvir suas queixas, se meter nas boas articulações para ajudar colegas e profissionais, que certa vez um amigo dele, o publicitário Carol Fernandes, o chamou de “Irmã Paula”. Depois ele explicou que Menezes se especializou na “intriga do bem”.

Nos anos 2000, Fernando ganhou da Redação o apelido de “Vovô Fernando”, depois que sua vida ficou mais iluminada pelas netas. A Redação do JC virou a Redação do Vovô Fernando.

E ele cuidava de cada um de seus colegas como se fossem netos, invertendo o conceito de que se os pais educam, os avós deseducam. Fernando Menezes educava. Chamava num canto e dizia: “O certo é assim. Vá por aqui”.

Claro que nesse relacionamento, alguns acabavam virando os seus “peixinhos”. O problema é que o aquário de Fernando Menezes era grande.

Mas essa era uma marca nossa, da Redação do Jornal do Commercio. No público externo, Fernando Menezes era o cronista internacional experiente, o cronista de Futebol respeitado, a despeito do seu humor fino e cortante, e para a cidade, era o repórter que sempre achava um pauta nova do Recife.

Isso incluía sua tomada de posição sobre o seu Sport Clube do Recife. E exatamente por nunca esconder a condição de torcedor e conselheiro do clube que ajudou em várias campanhas, ele tinha autoridade moral para falar dos demais.

Certa vez ele se envolveu numa matéria sobre o zoo de Dois Irmãos, e o Recife acabou sabendo mais da dieta que os grandes animais comiam do que o parque. Ele fez essa matéria no ano em que completou 75 de vida.

É importante observar que Fernando Menezes cobriu várias Copas do Mundo para o Jornal do Commercio, como cobriu para o mesmo JC a campanha em que o empresário F Pessoa de Queiroz venceu o pleito para senador.

E esteve à frente da Assessoria de Imprensa do governador Moura Cavalcanti, de quem se tornou amigo e tinha grande prestígio por ter sempre a coragem de dizer o que o governador de temperamento explosivo deveria fazer. Anos depois, ele foi assessor de Imprensa do governador Carlos Wilson, com a mesma desenvoltura.

É importante observar a importância de Menezes para o jornalismo, não apenas pela sua crônica esportiva, mas pelo cuidado com as coisas da cidade e do Estado. Pode-se dizer que nenhuma iniciativa em favor do Recife em que a imprensa se envolveu Menezes não tenha participado e tomado posições.

Fora disso, era um bom garfo e apreciava uma boa comida sabendo orientar os mais novos na educação do paladar. Talvez porque sua querida Norma fosse tão cuidadosa com isso.

Numa boa conversa contando histórias, é possível escrever um terabyte sobre Fernando Menezes, seus conselhos e seus ensinamentos. Pena que ele, por força das limitações do Alzheimer, tenha discretamente se ausentado da redação, até nos deixar na manhã desta quinta-feira.

A gente já tinha “uma saudade dos diabos” das histórias de Vovô Fernando. Mas a partir de hoje, a gente vai pode lembrar dele sabendo que como um grande farol, foi se apagando lentamente. Embora sua luz agora brilhe num outro plano de nossas vidas.

Tags

Autor