Coca-Cola faz 80 anos de Brasil e quer empoderar a mulher brasileira
Com Carmem Virgínia, a Coca-Cola decidiu que a comemoração deste marco seria coletiva e pelo bem maior, e anuncia seu robusto plano de apoio ao varejo
Pouca gente sabe, mas a Coca-Cola chegou ao Brasil em 1941, durante a Segunda Guerra Mundial, quando a empresa fabricou no Recife, em Pernambuco, seus primeiros refrigerantes em solo brasileiro, visando atender às Forças Armadas dos Estados Unidos. A razão disso foi que o Recife era um base militar dos americanos.
Somente em 1942 foi que foi instalada no Rio de Janeiro a primeira fábrica própria, que este ano está completando 80 anos da sua presença no Brasil.
Oficialmente, a Coca-Cola inaugurou sua primeira filial no país em 1943, em São Paulo. Em 1945, a segunda fábrica carioca é aberta, quando o sistema de franquia é iniciado no País.
De 1957 a 1962, o concentrado, que antes era importado, começa a ser produzido no Rio de Janeiro. No fim da década de 1960, The Coca-Cola Company contava com mais de 20 fábricas engarrafadoras autorizadas e franqueadas. Nos anos 80 eram 36 franqueadas.
Este ano, portanto, a Coca-Cola completa 80 anos de atuação no Brasil. A empresa mantém um ciclo sólido de investimentos no País, no patamar de R$ 3 bilhões anuais, fomentando diversas ações de impacto social e ambiental.
Agora, anuncia um aporte de aproximadamente R$ 200 milhões para alavancar os negócios de pequenos empreendedores.
E visando capacitar e empoderar as mulheres que já são empreendedoras ou tem o desejo de empreender, a plataforma “Coca-Cola dá um gás no seu negócio” conta com dois projetos voltados para mulheres.
Ao todo, serão mais de 4.150 mulheres beneficiadas pelo programa nesta fase ao longo de 12 meses. O intuito é impactar a parcela da população que ficou ainda mais vulnerável durante a pandemia e que está diretamente ligada ao cerne do projeto.
Dentro do programa “Coca-Cola dá um gás no seu negócio”, Carmem Virgínia será a grande embaixadora representará o projeto para o grande público. Pesquisadora e influenciadora digital, a chef pernambucana também é e jurada dos reality shows “Cozinheiros em ação” e “FFF Brasil”, além de proprietária do premiado Altar Cozinha Ancestral (Recife) e Yayá (Rio de Janeiro).
Outros dois nomes de peso da gastronomia brasileira serão apoiadores do projeto: João Batista, cozinheiro há 38 anos e apresentador do reality show Mestre do Sabor; e Katia Barbosa, chef jurada do mesmo programa.
A campanha “Desejos para o futuro” marca essa relação de longo-prazo ao celebrar esta trajetória e explorar os anseios da empresa para os próximos anos, a partir de ações que podem ser iniciadas e realizadas hoje. Para reforçar o DNA socialmente responsável da marca, a Coca-Cola decidiu que a comemoração deste marco seria coletiva e pelo bem maior e anuncia seu robusto plano de apoio ao varejo.
A proposta é fornecer as ferramentas necessárias para que os pequenos empreendedores alcem voos cada vez mais altos.
Em parceria com o Sebrae e Coca-Cola FEMSA, o “Empreenda como uma mulher” realiza um programa de mentoria para desenvolver negócios liderados por mulheres pelo país. Já o “Meu negócio é meu país” acontecerá em Salvador (BA), em parceria com SOLAR Coca-Cola e a marca Kuat, a fim de fortalecer o empreendedorismo por meio de uma plataforma voltada para comidas regionais.
A Coca-Cola visa cumprir em cada mercado seu propósito - refrescar o mundo e fazer a diferença, a partir de inovação em portfólio, impacto social e compromisso sustentável.
Para isso, a empresa tem como objetivo engajar todos os seus públicos para, a partir de ações conjuntas, contribuir com a construção de um futuro sustentável, com melhorias para as comunidades, para sociedade e para o planeta como um todo.
Para se ter uma ideia disso, no Brasil, apenas durante a pandemia, foram investidos R$ 45 milhões em iniciativas que focaram na ajuda aos setores mais vulneráveis, gerando impacto em mais de 8,5 milhões de pessoas.