Coluna JC Negócios

Recife recebeu primeira fábrica da Coca-Cola no Brasil, e logo a cidade passou a consumir o refrigerante

O presidente da Coca-Cola Company, Robert Woodruff, fez uma promessa às Forças Armadas dos Estados Unidos: os soldados americanos teriam sempre uma Coca-Cola gelada por perto .

Imagem do autor
Cadastrado por

Fernando Castilho

Publicado em 04/08/2022 às 19:45 | Atualizado em 05/08/2022 às 0:05
Notícia
X

Todo mundo sabe que a Coca-Cola foi criada pelo farmacêutico John Pemberton em 1886, e originalmente produzida como um remédio patenteado, a Coca-Cola alterou sua fórmula original e passou a ser consumida como bebida refrescante.

Já no final dos anos 30, o produto já fazia certo sucesso nos Estados Unidos, porém foi com o início da Segunda Guerra Mundial que a marca Coca-Cola ganhou o mundo.

Por causa da Segunda Guerra, o açúcar foi racionado nos EUA, no entanto, as autoridades decretaram que as fábricas de Coca-Cola não sofreriam nenhum corte, pois o refrigerante se incluía entre os produtos vitais da guerra.

Embora o custo de produção nas frentes de batalha fosse maior, a empresa arcou com as despesas e manteve o mesmo preço que era praticado nos Estados Unidos durante toda a guerra.

Isso fez da companhia Coca-Cola um símbolo de patriotismo, contribuindo muito para a popularidade da marca.

ARQUIVO II GUIERRA MUNDIAL
Jovens americanas que serviram no Brasil - ARQUIVO II GUIERRA MUNDIAL

Com a chegada dos americanos para fazer o patrulhamentos da nossa costa e também para montar as bases aéreas onde se dava suporte as aeronaves que atravessavam o atlântico, tudo mudou para essas moças, e muitas delas se acharam a vontade com a situação e iam para as festas no Estoril e em outras casas de dança para fazer companhias aos visitantes.

Na Fortaleza dos anos 40, a população era de apenas 10% da atual, e não se tinha muito para fazer na cidade na época, e com a chegada dos americanos, se abriu um leque de possibilidades para as jovens.

Isso aconteceu porque durante a Segunda Guerra Mundial, o então presidente da The Coca-Cola Company, Robert Woodruff, fez uma promessa às Forças Armadas dos Estados Unidos: os soldados americanos teriam sempre uma Coca-Cola gelada por perto para matar a sede e ao preço de 5 cents — independentemente do custo para a empresa.

A partir daí, a Coca-Cola foi lançada sucessivamente em quase todos os países do mundo. Inclusive, no Brasil, na base estadunidenses em Natal, havia uma fábrica móvel! Mas a primeira fábrica foi mesmo no Recife.

Era enviada aos soldados dos Estados Unidos que combatiam na Europa, sob a ideia de fazê-los sentirem-se mais próximos de casa.

O Exército consideravam a entrega de Coca-Cola tão importante quanto a assistência mecânica de manutenção de aviões e carros de combate.

DIVULGAÇÃO
Presidente da The Coca-Cola Company, Robert Woodruff, prometeru oferecer o refrigerante ond ehouvesse um soldaod americano. - DIVULGAÇÃO

Entre as fileiras de soldados, o pessoal da Coca-Cola possuía um status especial de observadores técnicos. Eram conhecidos como coronéis Coca-Cola.

Com o término da Segunda Guerra, as fábricas continuaram nos locais, e a população civil tomou lugar como cliente, substituindo os militares.

A empresa, tendo a autorização excepcional para utilizar todo o açúcar que precisasse, e deste modo, foram enviadas próximas às frentes de batalha, fábricas móveis, que permitiam que qualquer soldado comprasse uma garrafa de Coca-Cola por 5 centavos de dólar.

Tags

Autor