Cenário econômico em Pernambuco, no Brasil e no Mundo, por Fernando Castilho

JC Negócios

Por Fernando Castilho
[email protected]

Informação e análise econômica, negócios e mercados

COLUNA

JC NEGÓCIOS: CTTU e DER têm atestado de inépcia e, agora, de morte em túnel do Recife

O que mais assusta o cidadão-contribuinte é o desprezo tanto do Estado como do município mesmo com a morte de uma pessoa.

Fernando Castilho
Cadastrado por
Fernando Castilho
Publicado em 05/08/2022 às 8:00
BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
Túnel Felipe Camarão segue interditado com cavaletes. Nesta quinta-feira (3), agentes da CTTU foram vistos no local - FOTO: BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
Leitura:

Por qualquer ângulo que se aborde a questão da inundação do Túnel Felipe Camarão, fechado há 19 dias devido à inundação por águas da chuva e vandalismo no seu sistema hidráulico, não há como fugir da percepção que estamos diante de um caso de incompetência e desprezo do DER-PE e da CTTU.

Como explicar, após semanas, que o equipamento esteja inoperante e o DER-PE não tenha tomado uma providencia básica de deslocar bombas de sucção para retirar a água acumulada e liberar o tráfego? A nota da autarquia é um atestado de inépcia quando diz que está providenciado a substituição do projeto hidráulico. Certo. Mas enquanto isso o túnel ficará inundado?

O que mais assusta o cidadão-contribuinte é o desprezo tanto do Estado como do município mesmo com a morte de uma pessoa. Depois da colocação de uma fita de proteção, os dois órgãos deram o problema como equacionado. No caso da CTTU, nem mesmo um sistema de alerta nos acessos ao túnel foi ativado. Está claro que, por ser numa zona urbana da periferia, o problema não é prioridade. Difícil imaginar que isso no túnel da Avenida Antonio de Góis ou da Rua Benfica já não tivesse sido resolvido.

Mas certamente vamos esperar uma licitação para a realização de obras. E como vai demorar, bem que o IPA poderia aproveitar a água acumulada e desenvolver um projeto de piscicultura. Pode servir para criação de tilápias até que o problema se resolva.

Mulher, negra e empoderada

A Avon está desenvolvendo o Projeto DIVA, focado em atrair, reter e desenvolver talentos negros, e acelerar o cumprimento das metas do compromisso antirracista da marca, chegando a 30% de mulheres negras em posição de liderança até 2030. Este ano, 51% dos novos contratados são negros.

Paul Krugman no Brasil

O economista americano Paul Krugman, um dos mais influentes do mundo, está no Brasil nesta quarta-feria para falar na Febraban Tech 2022, evento focado em tecnologia e inovação do setor financeiro ao lado do conselheiro do Bradesco, Maurício Minas.

Modelo de autoconhecimento

Nesta segunda e terça feiras, o Real Hospital Português recebe o psicoterapeuta Carlos Catuípe para ministrar o treinamento Mente Vencedora. Um modelo de autoconhecimento, relações profissionais e foco.

Lojas do Assaí Atacadista

Nos últimos seis meses, o Assaí Atacadista inaugurou três novas lojas em Pernambuco (Petrolina, Cabo de Santo Agostinho e Recife), tem mais duas lojas até o fim do ano, onde funcionavam hipermercados, na Benfica e Boa Viagem.

Nova escola de Wizard

O empresário Carlos Wizard, criador da escola de inglês Wizard, e detentor das marcas Rainha, Topper, KFC, Pizza Hut e Taco Bell, e que se notabilizou pelo apoio a Bolsonaro na CPI da Saúde, anunciou o início das aulas da sua nova rede de franquias Mister Wiz, focada em educação empreendedora de alunos entre 7 e 17 anos.

Das toalhas aos talheres

A Tolive se prepara para entregar o edifício ONE, primeiro empreendimento da incorporadora e pronto para locação e moradia três meses antes do prazo. As unidades serão entregues totalmente mobiliadas e com enxoval completo, das toalhas aos talheres e eletrodomésticos, em todos os 120 apartamentos.

Café foi calmante na pandemia

Durante o lockdown na pandemia de covid-19, em 2020, o Brasil registrou um pico de 30 milhões de ocasiões de consumo de café torrado, movimento que se manteve em 2021, mesmo com o aumento de preço - com o quilo do café torrado registrando um salto de, em média, R$ 17 em 2021 para R$ 28 este ano, segundo relatório Consumer Insights da Kantar, que apontou um forte queda em 2022 por força dos preços.

Comentários

Últimas notícias