Coluna JC Negócios

Governo, sem noção, faz balanço do turismo em Pernambuco hoje. Morte de turista alemão não estará nele

Clima animado na reunião de ontem, no Conselho de Turismo, enquanto o IML cuidava da tramitação do translado do corpo do turista para a Alemanha

Imagem do autor
Cadastrado por

Fernando Castilho

Publicado em 15/12/2022 às 7:50 | Atualizado em 15/12/2022 às 8:49
Notícia
X

O Governo de Pernambuco continua a tratar o caso do assassinato do turista alemão Werner Duysen Gurkasch, de 81 anos, como um fato isolado que não tem qualquer relação com a imagem do Estado.

Ontem, enquanto circulava a informação da morte de Gurkasch, o governo manteve a programação de encontros do setor. A Secretaria de Turismo e Lazer e a Empetur promoveram uma animada reunião do Conselho Estadual de Turismo de Pernambuco (Contur-PE).

O assalto violento no Centro do Recife interrompeu a luta do alemão, que passou anos lutando na Justiça para ter o direito de se casar com o marido, Wolfgang Duysen, 79. Eles estavam há 50 anos juntos.

FOTO: REPRODUÇÃO/INSTAGRAM
Werner Duysen Gurkasch (esq.) e o marido, Wolfgang Duysen Gurkasch, estavam passeando pelo Recife após saírem de um navio . - FOTO: REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

O 64º encontro aconteceu no mezanino do Centro de Convenções e contou com uma homenagem especial dos conselheiros à secretária de Turismo e Lazer de Pernambuco, Milu Megale, ao presidente da Empetur, Antonio Neves Baptista, e ao ex-secretário de Turismo e deputado Rodrigo Novaes. Não se sabe se alguém fez alguma referência ao caso.

Para hoje, a secretária de Turismo e Lazer de Pernambuco, Milu Megale, e o presidente da Empetur, Antonio Neves Baptista, convidaram a imprensa para apresentar um balanço das ações e dos avanços obtidos nesta retomada do turismo.

De qualquer forma, a entrevista poderá ser uma oportunidade para que os dois executivos possam dar alguma informação sobre o impacto da morte do turista, que participava de um cruzeiro, e foi atacado numa visita ao centro do Recife.

Ontem, a reunião do Conselho serviu mesmo para que a secretária Milu comemorasse a chegada do Consórcio Cid Convenções, que vai administrar o Centro de Convenções, já que o CEO da empresa, Cláudio Vasconcelos, fez uma apresentação do panorama sobre os investimentos a partir de 2023 no espaço.

A pauta não falou da crise na segurança e o impacto de um fato como a morte do turista alemão tem na imagem do produto turístico de Pernambuco. Focou o balanço das ações desenvolvidas pela Setur-PE e pela Empetur nos últimos quatro anos.

A secretária de Turismo disse, na ocasião, que "com muita alegria que recebemos todo o trade para o último Contur deste ano. Tivemos a oportunidade de refletir e analisar as ações que desenvolvemos durante toda a gestão, comemorando as conquistas, como o Bora Pernambucar e a participação em feiras, eventos e roadshows".

GUGA MATOS/JC IMAGEM
Corpus Christi, Quinta-feira (03). Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo. - GUGA MATOS/JC IMAGEM

Tags

Autor