Governo, sem noção, faz balanço do turismo em Pernambuco hoje. Morte de turista alemão não estará nele
Clima animado na reunião de ontem, no Conselho de Turismo, enquanto o IML cuidava da tramitação do translado do corpo do turista para a Alemanha
O Governo de Pernambuco continua a tratar o caso do assassinato do turista alemão Werner Duysen Gurkasch, de 81 anos, como um fato isolado que não tem qualquer relação com a imagem do Estado.
Ontem, enquanto circulava a informação da morte de Gurkasch, o governo manteve a programação de encontros do setor. A Secretaria de Turismo e Lazer e a Empetur promoveram uma animada reunião do Conselho Estadual de Turismo de Pernambuco (Contur-PE).
O assalto violento no Centro do Recife interrompeu a luta do alemão, que passou anos lutando na Justiça para ter o direito de se casar com o marido, Wolfgang Duysen, 79. Eles estavam há 50 anos juntos.
O 64º encontro aconteceu no mezanino do Centro de Convenções e contou com uma homenagem especial dos conselheiros à secretária de Turismo e Lazer de Pernambuco, Milu Megale, ao presidente da Empetur, Antonio Neves Baptista, e ao ex-secretário de Turismo e deputado Rodrigo Novaes. Não se sabe se alguém fez alguma referência ao caso.
Para hoje, a secretária de Turismo e Lazer de Pernambuco, Milu Megale, e o presidente da Empetur, Antonio Neves Baptista, convidaram a imprensa para apresentar um balanço das ações e dos avanços obtidos nesta retomada do turismo.
De qualquer forma, a entrevista poderá ser uma oportunidade para que os dois executivos possam dar alguma informação sobre o impacto da morte do turista, que participava de um cruzeiro, e foi atacado numa visita ao centro do Recife.
- Turista que morreu após assalto no Centro do Recife participou da 1ª união gay reconhecida em Hamburgo, na Alemanha
- VIOLÊNCIA NO CENTRO DO RECIFE: Suspeito de esfaquear e roubar turistas é preso em novo assalto no Pátio do Carmo
- "Centro do Recife é lugar de bandido, infelizmente", desabafa frei Rosenildo, da Basílica do Carmo, após casal de turistas alemães ser assaltado e esfaqueado
Ontem, a reunião do Conselho serviu mesmo para que a secretária Milu comemorasse a chegada do Consórcio Cid Convenções, que vai administrar o Centro de Convenções, já que o CEO da empresa, Cláudio Vasconcelos, fez uma apresentação do panorama sobre os investimentos a partir de 2023 no espaço.
A pauta não falou da crise na segurança e o impacto de um fato como a morte do turista alemão tem na imagem do produto turístico de Pernambuco. Focou o balanço das ações desenvolvidas pela Setur-PE e pela Empetur nos últimos quatro anos.
A secretária de Turismo disse, na ocasião, que "com muita alegria que recebemos todo o trade para o último Contur deste ano. Tivemos a oportunidade de refletir e analisar as ações que desenvolvemos durante toda a gestão, comemorando as conquistas, como o Bora Pernambucar e a participação em feiras, eventos e roadshows".