Coluna JC Negócios

PAIXÃO PELO VINHO. Empresários de Pernambuco apostam na produção na Bairrada, Verde e no Douro

Empresários escolheram regiões distintas como a Bairrada, a Verde onde se produz um vinho branco que acabou virando símbolo da região e, finalmente, o charmoso Douro.

Imagem do autor
Cadastrado por

Fernando Castilho

Publicado em 20/01/2024 às 8:00 | Atualizado em 20/01/2024 às 8:16
Notícia
X

Nos últimos anos, atraídos inicialmente pelo turismo, oportunidades de investimentos imobiliários voltados para essa atividade, consolidação de negócios no setor de serviços de advocacia empresarial,construção civil e até em companhias voltadas para informática, empresários brasileiros olham para Portugal.

Essa "onda" que acabou levando também trabalhadores e estudantes, transformando o país no maior destino de brasileiros, hoje já passando de 800 mil pessoas, no maior movimento de emigração de nativos para a Europa.

Pedro Nobrega
Eduarda Dias e Luiz Patrão produzem vinhos na região da bairrada em Portugal - Pedro Nobrega

Desafio do mercado

A facilidade de falarem a mesma língua, uma condição inimaginável no Brasil em termos de segurança, serviços de saúde pública e educação básica e universitária,além da possibilidade de se tornarem cidadãos portugueses abrindo as portas da Comunidade Europeia, fizeram empresários também se interessarem pela produção de vinhos.

Mesmo isso sendo um desafio num do país com ao menos duas dezenas de denominação de origem a ponto de atualmente ao menos 15 empresários que construíram fortunas e expandiram negócios no Brasil também estarem envolvidos como quintas, cepas, rótulos e tipos de fermentados de uva.

Mais brasileiros

Nomes como André Esteves, sócio do BTG Pactual, Rubens Menin, da construtora MRV e Cristiano Gomes, do Banco Inter, e alemão-brasileiro Alberto Weisser, ex-CEO mundial do grupo Bunge, além de celebridades como Galvão Bueno, profissionais bem-sucedidos em outras áreas, como Fernanda Zuccaro, André Manz e Juliana Kelman que hoje já estão produzindo em várias regiões de Portugal.

Entre eles, estão três com origem e negócios consolidados em Pernambuco, cuja paixão pelo vinho os levou à decisão de adquirirem terras, contratarem trabalhadores, enólogos e designs para seus rótulos que acabam se tornando mais um negócio – desta vez, desenvolvido em Portugal.

Curiosamente, eles escolheram regiões distintas como a Bairrada, a Verde onde se produz um vinho branco que acabou virando símbolo da região e, finalmente, o charmoso Douro com suas peculiares geológicas e terras xisto, e um número de empresas de grande tradição e uma legislação rígida relacionada ao vinho do Porto.

Fernando Castilho
Zeferino Ferreira da Costa produz vinhos na região do Verde em Portugal. - Fernando Castilho

NASCIDA NO NEGÓCIO

Eduarda Dias, filha e neta de empresários com origem portuguesa, com fortíssima ligação com Pernambuco, escolheu a Bairrada para, ao lado do marido, Luís Patrão, construir seus negócios e a própria família depois que emigrou para o país para desenvolver o projeto de ressignificação da cepa Baga na qual está envolvida como marido há 17 anos.

Zeferino Ferreira da Costa, português da região do Porto, um dos migrantes que saíram da icônica estação ferroviária de Campanhã para tomar um avião da TAP com destino ao Recife onde, ao lado dos irmãos e agora filhos e netos, implantou a Construtora Vale do Ave, uma das mais respeitados do Nordeste em termos de qualidade e que em Famalicão produz vinho com castas que ele mesmo cuida e desenvolve pesquisas se dividindo entre o Porto e o Recife.

Chegada no Douro

João Carlos Paes Mendonça, presidente do Grupo JCPM, que adquiriu e desenvolveu uma empresa de porte médio na região do Douro, num empreendimento que lhe foi oferecido numa de suas viagens pelo norte de Portugal. Por lá, fez amigos vitivinicultores, a maioria com grande tradição na icônica região - que combina a produção de vinhos, turismo sofisticado, além da industrialização de rolhas de cortiça. João Carlos produz tintos, brancos e rosé mesmo um porto vintage.

Fernando Castilho
João Carlos Paes Mendonça produz vinhos na região do Douro em Portugal - Fernando Castilho

Pernambucanos

Em comum, além do amor e apoio de seus cônjuges, todos compartilham a paixão pelo vinho, cada um com características bem distintas, forte investimento em dedicação e pesquisa na busca de espaço num mercado que, a cada ano, coloca centenas de novos rótulos.

E a ligação com Pernambuco onde seus produtos estão disponíveis, embora a grande maioria seja consumida em Portugal, demais países da União Europeia dos Estados Unidos, Canadá e até Austrália.

LEIA AS HISTÓRIAS DELES EM PORTUGAL

Na Bairrada, o desafio de mudar imagem da casta baga

As priscas que Zeferino cultiva na região do Verde de Portugal

No Douro, a Quinta Maria Izabel aposta no contemporâneo

 

Tags

Autor