TURISMO

Destino dos Sonhos: Conheça o turismo na Praia de Muro Alto

Descubra as belezas do turismo no litoral sul de Pernambuco. No distrito de Porto de Galinhas, em Ipojuca, as praias de Muro Alto, Cupe, Carneiros e Maracaípe dispõem de diversas opções.

Imagem do autor
Cadastrado por

Sharon Baptista

Publicado em 02/04/2024 às 13:42
Patrocinada
X

A Praia de Muro Alto, em Porto de Galinhas, no litoral sul de Pernambuco não recebeu o título de uma das 25 melhores praias do mundo à toa. O local é um verdadeiro paraíso tropical que segue atraindo turistas de todos os lugares. 

Mar calmo, águas cristalinas, areia branquinha e diversas opções de passeios e lazer fazem de Muro Alto um destino dos sonhos.

Alguns dos melhores flats resorts e hotéis mais bem conceituados da região, como o Nannai Resort, por exemplo, estão localizados na Praia de Muro Alto, que fica há 15 minutos da vila de Porto de Galinhas, em Ipojuca.

O acesso do centrinho de Porto de Galinhas até Muro Alto se dá por cerca de 8km de distância, via estrada asfaltada, na Rodovia PE-09. Uma pequena parte do trajeto final é feita por uma estrada de terra.

Destino dos sonhos

O turismo no litoral sul segue aquecido. Só em 2023 a região de Porto de Galinhas recebeu um total de 1,2 milhão de visitantes nacionais e estrangeiros, se consolidando como um dos principais destinos de Pernambuco. Até o fim de 2024, é previsto um aumento de 20% no número de turistas estrangeiros.

Ainda em 2023, de acordo com o resultado da pesquisa da Startup franco-brasileira Simplex, Porto de Galinhas foi o destino mais buscado na internet, pelos brasileiros para o Réveillon.

A empresa monitora as buscas realizadas por consumidores nos maiores e-commerces do Brasil, captando tendências através de inteligência artificial.

Uma outra pesquisa, realizada pela Empetur e pela Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco no fim de 2022, identificou que o gasto médio individual diário do turista em Porto de Galinhas é de R$446,75.

O levantamento foi realizado entre os dias 3 e 9 de novembro nas praias de Porto de Galinhas, Maracaípe, Cupe, Merepe, Muro Alto, Serrambi e Vila de Porto de Galinhas.   

Ainda de acordo com a Empetur e a Setur-PE, estima-se que 95% dos turistas que responderam a pesquisa são do Brasil e 5% do exterior. São Paulo aparece como o principal emissor de turistas (26%). Já a lista de turistas internacionais, Argentina lidera com 52%, seguido de Uruguai com 28%, Alemanha com 7% e Portugal com 2%.

Passeios em Muro Alto

Os passeios de buggy ou quadriciclo são ótimas maneiras de explorar as praias vizinhas, como Praia de Muro Alto, Praia de Porto de Galinhas e Praia do Cupe, além dos pontos turísticos da região.

Vinicius Lubambo / Divulgação
O passeio de ponta a ponta de buggy faz paradas em vários locais, como os coqueirais da Praia de Maracaípe. - Vinicius Lubambo / Divulgação

Os visitantes podem fazer uma emocionante viagem pelas praias e desfrutar de vistas deslumbrantes do litoral, encerrando a programação com um lindo pôr do sol na praia de Maracaípe. Outras opções de lazer são:

Passeios de Jangada: Uma das experiências mais tradicionais em Muro Alto é o passeio de jangada para conhecer as piscinas naturais. Os visitantes podem explorar as águas tranquilas e observar a vida marinha enquanto deslizam suavemente pela costa. Importante fazer o passeio com um jangadeiro profissional.

Prática de esportes: Andar de caiaque ou stand up paddle também estão na lista de atividades que dá para aproveitar nas águas tranquilas da praia de Muro Alto. É possível alugar os equipamentos no local e explorar as enseadas e recantos escondidos ao longo da costa de Muro Alto. Os visitantes podem remar em seu próprio ritmo e descobrir belas paisagens ao longo do caminho.

Vinicius Lubambo
Há diversas opções de aluguel de caiaque para a prática do esporte na Praia de Muro Alto - Vinicius Lubambo

Mergulho e Snorkeling: As águas claras de Muro Alto são ideais para a prática de mergulho e snorkeling. Mergulhar e nadar entre os peixes que ficam nas piscinas naturais, além de aproveitar e conheça o paredão de corais do outro lado do mar para ter uma visão magnífica da praia. Os recifes de coral próximos à costa abrigam uma grande diversidade de vida marinha, incluindo peixes coloridos, tartarugas marinhas e arraias.

Relaxamento à Beira-Mar: Para aqueles que preferem um dia tranquilo na praia, Muro Alto oferece extensas faixas de areia macia e águas mornas e rasas, perfeitas para nadar, tomar sol e relaxar.

Roteiro de passeio de Buggy 

Opções gastronômicas em Muro Alto

Vinicius Lubambo
gastronomia, muro alto - Vinicius Lubambo

Para quem deseja passar o dia na praia, o Bar da Praia Muro Alto, oferece uma excelente estrutura, cardápio diversificado além de música ao vivo. Outras opções, bastante procuradas são a Barraca da Tonha, Barraca do Messias e Barraca do Paulista.

Outras opções de restaurantes, que dá para aproveitar à qualquer hora do dia e contam com cardápio diverso e opções de café da manhã, almoço e jantar são:

  • Beijupirá - Muro Alto;
  • Muro Alto Bistrô;
  • Restaurante TiaTê;
  • Toscana Trattoria;
  • Domingos Restaurante;
  • Restaurante Sete Mares;
  • KISU Take;
  • Tomassa pizzaria artesanal;
  • Empório Muro Alto;

Hospedagem em Muro Alto 

Divulgação/Pernambuco Construtora
Mana Beach Experience, empreendimento entregue da Pernambuco Construtora - Divulgação/Pernambuco Construtora

Há várias opções de hospedagem, para todos os gostos, em Muro Alto. E a Pernambuco Construtora garante o selo de conforto e qualidade nas hospedagens da região.

Confira as opções disponíveis da Pernambuco Construtora

Flats e apartamentos no Mana Beach Experience, no Makia Beach Experience, por exemplo, são um pedaço de paraíso na praia de Muro Alto. Em breve, outros empreendimentos da Pernambuco estarão disponíveis para desfrutar, como o Malia Beach Experience e o Makai Acqua Resort.

Prepare-se para o próximo lançamento da Pernambuco Construtora: o My Beach Experience

Divulgação/Pernambuco Construtora
O primeiro world resort de Muro Alto, inspirado nos melhores lugares do mundo. O mais aguardado lançamento de praia da Pernambuco Construtora - Divulgação/Pernambuco Construtora

Tags

Autor