Informações e dicas para cuidados do seu bicho de estimação, seja ele um gato, cachorro, pássaro ou peixe de aquário, além de dicas de alimentação, adestramento, saúde e outros serviços
Meu Pet

Fique por dentro das novidades do mundo pet e confira as melhores dicas para cuidado de gatos, cachorros e outros bichinhos de estimação

COLUNA MEU PET

Vacinas para coronavírus canino não imunizam humanos para a covid-19

Conselho Regional de Medicina Veterinária de PE alerta pessoas que têm procurado vacinação de cachorros para se proteger do novo coronavírus

Priscila Miranda
Cadastrado por
Priscila Miranda
Publicado em 20/03/2020 às 12:14 | Atualizado em 20/03/2020 às 12:49
Pixabay
Cachorros são imunizados com vacinas contra o coronavírus canino - FOTO: Pixabay

Enquanto a ciência busca achar meios para controlar o novo coronavírus no mundo, dúvidas com relação à imunização das pessoas surgem. Uma delas é de que as vacinas V-8 e V-10, usadas em tratamento para cães com outro tipo de corona viral, possam ser tomadas pela população. O presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Pernambuco (CRMV-PE), Marcelo Teixeira, alerta para os riscos desse tipo de atitude.

“Existe um coronavírus no cão e até no gato. O coronavírus canino tem vacina, mas é para o cão. Nós estamos recebendo muitas denúncias de demandas, de dúvidas, se deveriam vacinar as pessoas com a vacina do cão. Isso é completamente absurdo, não tem nada a ver. A coronaviridae é uma família de vírus, e uns afetam humanos e outros afetam os animais. Uma vacina do cão não vai fazer nenhum efeito benéfico no ser humano, pelo contrário, pode causar um problema”, afirmou Teixeira.

Recentemente, o Conselho Federal de Medicina Veterinária reforçou que clínicas veterinárias continuem o atendimento para animais durante o isolamento social para evitar a propagação da pandemia de covid-19. O Hospital Veterinário do Recife suspendeu atendimentos eletivos, apenas funcionando para consultas e cirurgias de emergência.

A Organização Mundial de Saúde atesta que, até o momento, não há registro de evidência significativa de que pets possam ficar doentes ou transmitir o novo coronavírus.

O coronavírus canino atinge o trato gastrointestinal de cães, podendo desencadear um processo de diarreia e vômito, diferentemente da covid-19, que ataca as vias respiratórias das pessoas. O ser humano é resistente a esse vírus que infecta os cachorros.

LEIA MAIS TEXTOS DA COLUNA MEU PET EM jc.com.br/meu-pet

Comentários

Últimas notícias