O Hospital Veterinário do Recife (HVR), localizado no bairro do Cordeiro, na Zona Oeste da cidade, suspende todas as consultas, exames e cirurgias eletivas — incluindo castrações — a partir desta sexta-feira (20), como forma de evitar a propagação do novo coronavírus entre a população, já que cães e gatos não se contaminam ou transmitem a covid-19. Na unidade, será mantido apenas o atendimento de casos emergenciais.
Segundo a Secretaria de Direitos dos Animais, ao chegar no HVR, o pet vai passar por uma triagem e apenas casos emergenciais, considerados como risco de morte, serão atendidos, como de ordem vascular (hemorragias), cardiorrespiratórias (edema pulmonar agudo, síncope cardíaca), gástricas (torção do estômago, obstrução esofágica) ou neurológicas (comoção cerebral, coma, convulsões), bem como em casos de insolações, alergias graves e politraumatismos.
“Entendemos que os tutores ficam muito preocupados com seus bichinhos, mas, neste momento, é imperativo que as pessoas fiquem em casa. Se o seu cãozinho ou gato está com uma alergia, queda de pelo, ou coisas simples assim, mantenha-o em casa. A castração também é um procedimento que pode aguardar um momento mais oportuno para ser realizada. Evite se expor ao novo coronavírus”, explicou, por meio de nota, Carlos Augusto Stein, secretário Executivo de Direito dos Animais da Prefeitura do Recife.
- Não são apenas os idosos: veja o perfil de casos do coronavírus em Pernambuco
- Coronavírus vai modificar escalações das próximas novelas da Globo
- Vídeo: Menina cancela festa por coronavírus, e vizinhos cantam ‘parabéns para você’ da varanda
- Anvisa aprova oito testes rápidos para o novo coronavírus
- Por conta da pandemia de coronavírus, especial de Friends é adiado
- Em tempos de coronavírus, jogadores dão exemplos
Comentários