A campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos do Recife acontece neste sábado (24), com esquema especial para ajudar os tutores a não deixarem de imunizar seus pets. A campanha vai até o dia 5 de dezembro.
De acordo com a Secretaria de Saúde do Recife, haverá a vacinação dos cachorros e gatos de casa em casa, em áreas estratégicas, e montagem de postos fixos de imunização.
Inicialmente, a capital pernambucana recebeu cerca de 150 mil doses de vacina antirrábica.
Leia também: >> Outubro Rosa Pet: saiba como identificar sinais de câncer de mama
>> Muito calor? Saiba como cuidar do seu pet
>> Governo publica lei que aumenta penas de maus-tratos contra cães e gatos
Os pontos fixos serão divulgados até a sexta-feira (23) e vão funcionar a partir da segunda-feira (26), das 8h às 17h. Já a vacinação porta a porta ocorrerá de 15 em 15 dias, sempre aos sábados, a começar pelo dia 24.
Neste primeiro sábado, os agentes de saúde ambiental e controle de endemias, junto com voluntários, irão até as casas dos distritos sanitários 1 e 2, que incluem bairros da área central e da Zona Norte do Recife, como Boa Vista e Encruzilhada. Os locais são escolhidos de acordo com a ocorrência de casos de raiva animal nos últimos anos.
Mais de 1.200 profissionais e voluntários participam das ações. A Prefeitura do Recife assegura que a campanha seguirá as recomendações sanitárias ao longo dos cinco sábados de campanha, até o dia 05 de dezembro.
Sobre a raiva
A raiva é uma zoonose, ou seja, pode ser transmitida de animais para o ser humano, bastante grave. A doença afeta o sistema nervoso central e mata em quase 100% dos casos, tanto as pessoas quanto os animais. A doença viral e infecciosa pode ser transmitida pela penetração do vírus contido na saliva do animal infectado, principalmente pela mordida, lambida ou arranhão. Os cachorros com raiva costumam ficar agressivos ou tristonhos, com salivação excessiva, dificuldade para engolir, latido rouco e paralisia das patas traseiras.
Comentários