Informações e dicas para cuidados do seu bicho de estimação, seja ele um gato, cachorro, pássaro ou peixe de aquário, além de dicas de alimentação, adestramento, saúde e outros serviços
Meu Pet

Fique por dentro das novidades do mundo pet e confira as melhores dicas para cuidado de gatos, cachorros e outros bichinhos de estimação

COLUNA MEU PET

5 alimentos da ceia que são proibidos para cães e gatos

Alguns alimentos são tóxicos e podem prejudicar a saúde dos pets

Amanda Rainheri
Cadastrado por
Amanda Rainheri
Publicado em 22/12/2020 às 15:08 | Atualizado em 22/12/2020 às 15:08
Reprodução/Pixabay
Animais costumam pedir o que está sendo servido na ceia - FOTO: Reprodução/Pixabay

A ceia de Natal está chegando e o cheirinho dos quitutes, seja na mesa ou na cozinha, atrai os pets para a volta. Muita gente acaba compartilhando alimentos com os animais, sem saber que pode estar colocando em risco a saúde do bichinho. Por isso, a médica veterinária Jade Patronilho listou 5 alimentos que devem passar bem longe dos pets nesta época do ano. 

>> Entrevista: confira os cuidados com os pets nas festas de fim de ano

>> Saiba tudo sobre a dermatite em cães

>> Pets podem doar e receber sangue; saiba como

Uva passa
Comumente encontrada em diferentes pratos típicos, a uva, tanto in natura quanto a passa, é muito tóxica para cães e gatos, podendo comprometer seriamente os rins.

Aves (peru e chester, por exemplo)
O problema das aves servidas no Natal está na quantidade e no tipo de temperos que usamos no preparo. Muitos dos condimentos, como o alho e a cebola, por exemplo, são tóxicos aos pets e podem causar vômito, diarreia, incoordenação, confusão mental e até mesmo morte.

Cebola
A cebola é um condimento utilizado durante todo o ano, mas bastante tóxica para cachorros e gatos. Isso porque o n-propildissulfito pode causar um quadro grave de anemia nos pets. Por isso, todo cuidado é pouco na hora de lidar com esse clássico tempero da cozinha brasileira.

Panetones e Chocotones
Clássicos do Natal e protagonistas de discussões sobre qual é mais gostoso, os panetones e chocotones também são super contraindicados para os pets. Eles são tóxicos para cães e gatos por conta das frutas cristalizadas, do chocolate e da própria forma como são feitos. Dentre as frutas, temos a temida uva passa - já citada anteriormente - e o chocolate possui a teobromina, uma substância que além de causar excitação, age nos sistemas respiratório e cardíaco, podendo ser fatal dependendo da quantidade ingerida.

O ideal é manter o pet longe da ceia. Mas uma alternativa para satisfazer a vontade dele e fazê-lo participar do momento da ceia é comprar algum produto próprio para o pet, que tenha o sabor peru ou que remeta a algum alimento da ceia. Dessa forma, ele pode comer com seus tutores sem perigo algum.

LEIA MAIS EM https://jc.ne10.uol.com.br/colunas/meu-pet

Comentários

Últimas notícias