COLUNA MEU PET

Existe gato anão? Saiba tudo sobre a raça Munchkin

Na verdade, os animais conhecidos popularmente como "gatos anões" pertencem à raça Munchkin

Amanda Rainheri
Amanda Rainheri
Publicado em 25/01/2021 às 16:48
Notícia
Reprodução/ TICA
Patinhas do Munchkin chegam a ter menos da metade do tamanho das patas de animais comuns - FOTO: Reprodução/ TICA
Leitura:

Alô, gateiro de plantão! Você já ouviu falar em gato anão? Sim, ele existe! Na verdade, os animais conhecidos popularmente como "gatos anões" pertencem à raça Munchkin. Com patinhas bem menores do que os gatos domésticos comuns, ele é praticamente o Dachshund (ou "salsichinha") do mundo felino. Vamos conhecer mais sobre essas criaturinhas super fofas?

>> Veja as 5 doenças mais comuns em cachorros

>> Você sabia que existem esquilos em Pernambuco?

Existe mais de uma versão sobre a origem do Munchkin, que teria aparecido pela primeira vez na Europa, mas desaparecido após a 2ª Guerra Mundial. Segundo a TICA (The International Cat Association), os gatinhos que conhecemos hoje começaram a se reproduzir em 1983 nos Estados Unidos, quando uma mulher encontrou uma gatinha de pernas curtas que estava prenha. Em 1994, a raça foi registrada junto à associação.

As patinhas do Munchkin são mais curtas devido à mutação genética. Além desse detalhe que chama muito atenção, essa raça de gatinhos também tem as costas mais largas. Quanto ao temperamento, os animais são descritos como dóceis, amigáveis, extrovertidos e bastante inteligentes, sendo super indicados como pets. Eles gostam de passar tempo com seus donos e também são muito brincalhões. 

Os gatos anões têm pelagem média, sedosa e felpuda, e podem ser de várias cores.  O formato do corpinho não impede que ele tenha uma vida normal e que suba em lugares mais altos. Aos tutores, algumas associações recomendam, no entanto, cuidado com a descida. 

Os gatos dessa raça tendem a ser saudáveis, mas por conta das patinhas mais curtas, podem apresentar problemas, como desvios na coluna vertebral. Outro problema que pode aparecer devido às pernas curtas é a osteoatrite, já que existe alteração na formação óssea do pet. 

O preço de um Munchkin varia de acordo com origens e características. De forma geral, é possível criar um gatinho dessa raça desembolsando um valor entre R$ 1 mil e R$ 5 mil. 

 VEJA MAIS EM https://jc.ne10.uol.com.br/colunas/meu-pet.

Comentários

Últimas notícias