INICIATIVA

Paudalho, na Zona da Mata, inaugura 'Castramóvel' para castrações de cães e gatos do município

Segundo a gestão, cerca de 50 animais podem ser atendidos em um único dia no equipamento, que funcionará como um ponto itinerante, percorrendo áreas urbanas e rurais

Imagem do autor
Cadastrado por

Katarina Moraes

Publicado em 27/06/2021 às 16:01 | Atualizado em 27/06/2021 às 16:03
Notícia
X

A Prefeitura do Paudalho inaugurou, na última semana, o 'Castramóvel', veículo que será utilizado para proporcionar cirurgias de castração gratuitas em cães e gatos do município da Zona da Mata de Pernambuco. Segundo a gestão, cerca de 50 animais podem ser atendidos em um único dia no equipamento, que funcionará como um ponto itinerante, percorrendo áreas urbanas e rurais.

A castração é indicada para os pets, uma vez que diminui a taxa de animais abandonados e pode prevenir doenças. “O benefício da castração nos animais é na questão do controle de zoonoses, de enfermidades. O procedimento diminui o risco de doenças, tumores de mama, e traz mais qualidade de vida para os pets”, disse o médico veterinário Félix Alves.

“(…) O animal uma vez castrado vai ter mais qualidade de vida, não vai ter fugas, não vai ter doenças, não vai ser atropelado, ele não vai estar o tempo todo exposto em ruas”, afirmou a ativista e membro da Associação Pegadas de Anjo, Kátia Kaenedy. “O Castramóvel vem para somar e eu acredito muito nesse trabalho de castração em massa na cidade de Paudalho", completou.

Podem passar pelo procedimento cirúrgico no Castramóvel animais de raças indefinidas, entre 6 meses e 5 anos de idade, que tenham até 20 kg. É recomendado que os mesmos já tenham sido vermifugados e estejam com as vacinas em dia, porém, caso não estejam, os donos ainda podem realizar o agendamento. Em um momento inicial, a prioridade para o atendimento será de cuidadores com baixa renda, tutores que possuam muitos bichos, e protetores de animais, disse a prefeitura.

Como agendar

Para realizar o agendamento, o proprietário do animal deve procurar o Centro de Zoonoses, localizado na comunidade Alto Dois Irmãos, ou entrar em contato com um agente comunitário de saúde (ACS) da Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima. Também é possível agendar o atendimento através do telefone (81) 9 9988-3931.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a partir desta semana o agendamento também poderá ser realizado através de um formulário on-line no portal eletrônico da Prefeitura do Paudalho.

Confira calendário para esta semana

  • Segunda-feira (28/06): Alto Dois Irmãos, no posto
  • Terça-feira (29/06): Chã de Cruz, na Escola Municipal Nossa Senhora Fátima
  • Quarta-feira (30/06): Guadalajara
  • Quinta-feira (1º/07): Mussurepe
  • Sexta-feira (2/07): Primavera

Tags

Autor