SAÚDE

Saiba como vacinar seu pet contra a raiva gratuitamente no Recife

Serviço é disponibilizado no Hospital Veterinário do Recife Robson José Gomes de Mello (HVR), no Cordeiro, e no Centro de Vigilância Ambiental (CVA), localizado em Peixinhos

Imagem do autor
Cadastrado por

Katarina Moraes

Publicado em 27/09/2021 às 9:09 | Atualizado em 27/09/2021 às 9:09
Notícia
X

Vacinar seu pet contra a raiva vai além do cuidado com ele, mas também com as pessoas ao redor dele - já que pode ser transmitida a seres humanos e levar a óbito. Para os tutores da capital pernambucana, uma boa notícia: é possível imunizá-lo gratuitamente no Hospital Veterinário do Recife Robson José Gomes de Mello (HVR), no Cordeiro, e no Centro de Vigilância Ambiental (CVA), localizado em Peixinhos.

No HVR, o serviço está disponível de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Para ter acesso ao imunizante, tutor deve levar o pet - que deve estar gozando de boa saúde - e apresentar documento com foto e comprovante de residência com CEP do Recife. Não é preciso fazer agendamento prévio, basta os tutores se dirigir até o HVR. Infelizmente, são disponibilizadas apenas 200 doses por mês.

Após o tutor preencher uma ficha cadastral, o bichinho é encaminhado para uma avaliação de um médico veterinário. Estando apto, o pet recebe a vacina antirrábica. Após o atendimento, o animal recebe o cartão de vacinação, de que deve ser atualizado anualmente com doses de reforço. O HVR fica situado à Av. Professor Estevão F. da Costa, S/N, no Cordeiro.

A vacina antirrábica também está disponível durante todo o ano no Centro de Vigilância Ambiental (CVA), localizado em Peixinhos. No CVA, é preciso realizar agendamento, para evitar desperdício de doses.

O secretário executivo dos Direitos dos Animais do Recife, Luís dos Anjos, lembra que, anualmente, os animais do Recife devem receber as doses de vacina antirrábica, reforçando a cobertura vacinal, e ajudando a manter erradicada a doença na capital pernambucana.

“Nosso compromisso é deixar os nossos animais imunizados, garantindo o bem-estar deles e dos tutores. Dessa forma, a gente protege os animais e os donos, prevenindo essa doença que pode ser fatal para os humanos”, explica. O gestor municipal convoca as pessoas a levarem seus pets ao Hospital Veterinário do Recife e procurar as vacinas para os bichinhos de estimação.

DOENÇA DA RAIVA

A raiva é uma zoonose (doença que pode ser transmitida de animais para seres humanos) grave, que afeta o sistema nervoso central e mata em quase 100% dos casos, tanto as pessoas quanto os animais. A doença viral e infecciosa pode ser transmitida pela penetração do vírus contido na saliva do animal infectado, principalmente pela mordida, lambida ou arranhão.

No animal, os principais sintomas são o aparecimento repentino de agressividade, salivação excessiva e paralisia. Os cachorros com raiva, por exemplo, costumam ficar agressivos ou tristonhos, com salivação excessiva, dificuldade para engolir, latido rouco e paralisia das patas traseiras. Já no ser humano, a doença se manifesta com febre, confusão mental, paralisia, dor de cabeça e salivação excessiva. Não há tratamento disponível para a infecção e caso os sintomas apareçam o recomendado é procurar atendimento médico imediatamente.

A campanha de vacinação antirrábica é garantida pelo SUS porque o objetivo é atingir o ciclo humano. Os animais precisam se imunizar todo ano para garantir a proteção deles e, consequentemente, da população humana. No Recife, 2017 foi o último ano em que houve registro de caso de raiva em munícipe da capital pernambucana.

A presença de morcegos em imóveis ou em locais estranhos durante o dia, e com comportamento diferente do normal, é um sinal de alerta sobre a possibilidade da circulação do vírus da raiva, por isso, é necessário informar à Vigilância Ambiental do Recife, por meio do telefone 3355.7705. Se o cão ou gato for encontrado em contato com morcego ou sagui, por exemplo, o fato também deverá ser comunicado à autoridade sanitária municipal. Caso ocorra alguma agressão por morcegos, as pessoas devem procurar imediatamente um serviço de saúde.

 

Conhece alguma história curiosa sobre animais de estimação e quer vê-la publicada na Meu Pet? Envie sua sugestão para [email protected]

Tags

Autor