ANIMAIS

Com isolamento do Holiday, protetores de animais do Recife temem pelo futuro dos gatos que vivem no edifício

Será feita uma vistoria na manhã desta terça-feira (19) para avaliar quantos gatos há no local e quais serão disponibilizados para adoção

Imagem do autor
Cadastrado por

Katarina Moraes

Publicado em 19/10/2021 às 8:45 | Atualizado em 19/10/2021 às 9:46
Notícia
X

Atualizada às 9h45

Há 12 anos, a protetora de animais Cristiane Mendonça vem cuidando dos gatos que têm o Edifício Holiday, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife, como abrigo. No entanto, com o isolamento do térreo do prédio com concreto nessa segunda-feira (18) - medida tomada a pedido da justiça para impedir invasões - ela teme pelo futuro dos felinos, que precisam urgentemente ser adotados.

Cristiane, que fundou a organização SOS Animal PE, conta que no edifício há cerca de 30 gatos, e que a maioria já está castrada e vacinada. Nove gatos foram retirados por ela ontem e levados para um lar temporário.

"Quando o pessoal ainda morava no prédio eu já cuidava deles, todo mundo lá me conhece. Quando saíram, eu tive muito aperreio, porque eles não puderam levá-los e os gatos ficaram lá. Tomei conta, fui alimentando sozinha”, relatou.

O oficial de justiça que acompanhou a operação de derrubada das construções irregulares nessa segunda-feira (18) marcou uma vistoria às 11h desta manhã, segundo Cristiane, para que ela resgate os demais. O trabalho acontecerá em parceria com a Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais do Recife (SEDA).

DIVULGAÇÃO/SOS ANIMAIS PE
Xiquinha, de 8 meses, está castrada e vacinada e disponível para adoção - DIVULGAÇÃO/SOS ANIMAIS PE
DIVULGAÇÃO/SOS ANIMAIS PE
Filó, de 1 ano e meio, está castrada e vacinada e disponível para adoção - DIVULGAÇÃO/SOS ANIMAIS PE
DIVULGAÇÃO/SOS ANIMAIS PE
Gatinhos de 8 meses castrados, vacinados e disponíveis para adoção - DIVULGAÇÃO/SOS ANIMAIS PE

O pedido de socorro também é do coletivo Gatos Boa Viagem, que defende adoção para os mais mansos e filhotes. "Qualquer ação diferente disso vai sacrificar os coitados que já sofrem tanto com o abandono e descaso!", escreveu nas redes sociais.

Quem tiver interesse em adotá-los pode entrar em contato pelo perfil no Instagram @sosanimalpe ou pelo número de telefone (81) 98863-2185.

Procurada pelo JC, a prefeitura do Recife informou que seis gatos que viviam no entorno do edifício Holiday "foram resgatados nessa segunda-feira (18) por ativistas da causa animal, com a anuência e ajuda dos profissionais da Secretaria Executiva de Direitos dos Animais (SEDA), do Centro de Vigilância Ambiental (CVA), da Secretaria Executiva de Controle Urbano e da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS), além do oficial de Justiça que acompanhou o trabalho - esses animais estavam habitando a área interna do imóvel".

Ainda de acordo com a nota, cerca de 20 deles, que ficaram assustados pelo barulho e movimentação de maquinário, continuaram no local, escondidos na estrutura. Nesta terça-feira (19), a partir das 11h, haverá uma ação de captura dos animais que continuam no local, que vão ser levados para um gatil em Igarassu. Ainda de acordo com o texto, não foi colocada objeção para a retirada dos animais pelo CVA.

Tags

Autor