Informações e dicas para cuidados do seu bicho de estimação, seja ele um gato, cachorro, pássaro ou peixe de aquário, além de dicas de alimentação, adestramento, saúde e outros serviços
Meu Pet

Fique por dentro das novidades do mundo pet e confira as melhores dicas para cuidado de gatos, cachorros e outros bichinhos de estimação

SERVIÇO

Ajude a causa animal e doe ração e materiais de higiene no Hospital Veterinário do Recife ou na sede da Prefeitura

A ação faz parte da programação do Outubro Laranja, incluído no calendário oficial do município como o mês de conscientização aos maus-tratos contra animais

Katarina Moraes
Cadastrado por
Katarina Moraes
Publicado em 08/10/2021 às 14:23
ANDRÉA REGO BARROS/PCR/DIVULGAÇÃO
O Hospital Veterinário do Recife fica situado à Av. Professor Estevão F. da Costa, S/N, no Cordeiro, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h - FOTO: ANDRÉA REGO BARROS/PCR/DIVULGAÇÃO
Leitura:

Quer ajudar a causa animal no Recife? Até 29 de outubro você pode doar ração e materiais de higiene para cães e gatos no Hospital Veterinário do Recife Robson José Gomes de Melo (HVR), situado no bairro do Cordeiro, e também na sede da SEDA, no edifício-sede da Prefeitura do Recife. A ação faz parte da programação do Outubro Laranja, incluído no calendário oficial do município como o mês de conscientização aos maus-tratos contra animais.

As doações podem ser feitas diretamente na recepção do HVR ou gabinete da Secretaria, de segunda a sexta, das 7h às 18h, no hospital, e das 9h às 17h, na Secretaria. A gestão explicou que, com os alimentos coletados, o município vai criar o banco de rações e distribuirá, gratuitamente, os donativos a protetores, ativistas e entidades da causa animal da cidade.

Ainda, o Outubro Laranja prevê uma campanha educativa e de conscientização em terminais integrados de ônibus, estações de metrô e locais de grande circulação de pessoas, visita mercados públicos para sensibilizar a população no assunto e feira voltada para o universo pet, dentre outras iniciativas.

Na feira Petz Bazar, que acontece entre os dias 7 a 10, tutores de animais poderão conferir palestras a respeito de práticas de maus-tratos, legislação animal, cuidados e prevenção a zoonoses - doenças infecciosas transmitidas entre animais e pessoas -, dentre outras informações. O evento ocorre no estacionamento do Riomar Recife e conta com um estande da Secretaria Executiva, que fornecerá informações a respeito da entidade e do HVR, bem como ações de combate aos maus-tratos.

Nos dias 7 e 8, os tutores poderão vacinar cães e gatos contra a raiva, das 14h às 17h. Em parceria com o Centro de Vigilância Ambiental (CVA), as doses serão oferecidas gratuitamente, assim como o cartão de vacinação. Para ter acesso ao serviço, basta levar um documento oficial com foto e comprovante de residência e apresentar no estande da feira.

Para ampliar a divulgação a respeito da prevenção aos maus-tratos, a SEDA disse estar fixando cartazes informativos em terminais integrados e em 10% da frota de ônibus. Os cartazes também serão afixados em estações de metrô, unidades dos Centros Comunitários da Paz (Compaz), mercados públicos, Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e Câmara Municipal do Recife, dentre outros órgãos e departamentos públicos.

O objetivo é, segundo a Prefeitura, "conscientizar o público que frequenta esses espaços, sobretudo o que utiliza o transporte coletivo, sobre a importância de combater essa prática delituosa". Todas as quartas-feiras desse mês, equipes da Secretaria Executiva também estarão presentes nos mercados municipais, a fim de esclarecer dúvidas e sensibilizar a população e comerciantes das regiões sobre o tema. Dentre os espaços a serem visitados estão os mercados de Afogados, Madalena, Cordeiro e outros.

Por fim, as ações do Outubro Laranja se materializam com a iluminação na cor laranja do Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães, o Geraldão, localizado na Imbiribeira, assim como a ponte José de Alencar (ponte estaiada no Pina). As projeções ocorrerão entre os dias 17 a 23 de outubro, buscando chamar a atenção das pessoas que circulam pelos locais para sensibilizar sobre o tema.

Para o secretário-executivo dos Direitos dos Animais do Recife, Luís dos Anjos, as ações do Outubro Laranja buscam levar informações para a população, combatendo essa prática configura como crime na legislação federal, podendo levar as pessoas à prisão, em caso de condenação, com penas que variam de dois a cinco anos de reclusão.

“Queremos enfatizar a importância de que o crime de maus-tratos vai além de uma agressão aos animais, mas também o abandono, privação de alimento ou água, bem como a falta de cuidados e zelo com os bichinhos. Os nossos animais exigem respeito e pretendemos conscientizar a sociedade para esses fatos”, explica o gestor municipal.


Serviço:

Outubro Laranja

  • Feira Petz Bazar, entre os dias 7 a 10, com palestras e vacinação antirrábica, no Riomar Recife;
  • Campanha de arrecadação de rações e materiais para cães e gatos no HVR e na SEDA;
  • Fixação de cartazes de conscientização sobre o tema em terminais integrados de ônibus, estações de metrô, unidades do Compaz e demais equipamentos e órgãos públicos;
  • Visita a mercados públicos da cidade para sensibilização da população todas quartas em outubro;
  • Iluminação do Geraldão e da ponte estaiada, no Pina, entre os dias 17 a 23 de outubro.

Conhece alguma história curiosa sobre animais de estimação e quer vê-la publicada na Meu Pet? Envie sua sugestão para kgonzaga@jc.com.br

Comentários

Últimas notícias