SAÚDE

Saiba onde vacinar seu pet contra a raiva gratuitamente neste final de semana no Recife

A expectativa é que, durante todo o fim de semana, sejam vacinados aproximadamente 16 mil cães e gatos. Para isso, estarão envolvidos 110 profissionais da Vigilância Ambiental do Recife

Imagem do autor
Cadastrado por

Katarina Moraes

Publicado em 05/11/2021 às 17:24
Notícia
X

Vacinar o pet contra a raiva é um ato de amor ao animal e também de preocupação com a saúde pública, já que a doença é transmissível a humanos. Por isso, fique atento. Neste sábado (6) e domingo (7), das 8h às 13h, a Prefeitura do Recife vai montar 30 postos de vacinação antirrábica animal espalhados pelos oito Distritos Sanitários da cidade. A expectativa é que, durante todo o fim de semana, sejam vacinados aproximadamente 16 mil cães e gatos. Para isso, estarão envolvidos 110 profissionais da Vigilância Ambiental do Recife. Clique aqui para ver a lista.

Desde o dia 9 de outubro, a Secretaria de Saúde (Sesau) do município lançou campanha de vacinação antirrábica com pontos volantes nos fins de semana para que os tutores possam imunizar os animais em horários alternativos e locais descentralizados. Até o momento, 60 mil cães e gatos foram vacinados. Para imunizar o pet, os tutores devem levar a carteira de vacinação do animal. Quem não possui o documento receberá carteirinha no ato da vacinação, com o registro da aplicação e o lote da vacina utilizada na imunização.

Aqueles que não conseguirem levar os animais para se vacinar neste fim de semana, a Sesau disponibiliza a vacina antirrábica de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no Centro de Vigilância Ambiental (CVA), em Peixinhos; no Hospital Veterinário do Recife, no Cordeiro; e em territórios dos oito Distritos Sanitários (cuja lista com os endereço está disponível neste link). Moradores de outros municípios devem procurar as Secretarias de Saúde de suas cidades.

DOENÇA DA RAIVA

A raiva é uma zoonose (doença que pode ser transmitida de animais para seres humanos) grave, que afeta o sistema nervoso central e mata em quase 100% dos casos, tanto as pessoas quanto os animais. A doença viral e infecciosa pode ser transmitida pela penetração do vírus contido na saliva do animal infectado, principalmente pela mordida, lambida ou arranhão.

No animal, os principais sintomas são o aparecimento repentino de agressividade, salivação excessiva e paralisia. Os cachorros com raiva, por exemplo, costumam ficar agressivos ou tristonhos, com salivação excessiva, dificuldade para engolir, latido rouco e paralisia das patas traseiras. Já no ser humano, a doença se manifesta com febre, confusão mental, paralisia, dor de cabeça e salivação excessiva. Não há tratamento disponível para a infecção e caso os sintomas apareçam o recomendado é procurar atendimento médico imediatamente.

A campanha de vacinação antirrábica é garantida pelo SUS porque o objetivo é atingir o ciclo humano. Os animais precisam se imunizar todo ano para garantir a proteção deles e, consequentemente, da população humana. No Recife, 2017 foi o último ano em que houve registro de caso de raiva em munícipe da capital pernambucana.

A presença de morcegos em imóveis ou em locais estranhos durante o dia, e com comportamento diferente do normal, é um sinal de alerta sobre a possibilidade da circulação do vírus da raiva, por isso, é necessário informar à Vigilância Ambiental do Recife, por meio do telefone 3355.7705. Se o cão ou gato for encontrado em contato com morcego ou sagui, por exemplo, o fato também deverá ser comunicado à autoridade sanitária municipal. Caso ocorra alguma agressão por morcegos, as pessoas devem procurar imediatamente um serviço de saúde.

 

Conhece alguma história curiosa sobre animais de estimação e quer vê-la publicada na Meu Pet? Envie sua sugestão para [email protected]

Tags

Autor