CACHORRINHOS

Como fazer o filhote parar de morder?

É preciso ter paciência e usar algumas estratégias para lidar com esse comportamento; saiba o que fazer

Imagem do autor
Cadastrado por

Paloma Xavier

Publicado em 05/01/2022 às 18:38
Notícia
X

Tem situações que são inevitáveis para os tutores de cachorros. Uma delas é lidar com um filhotinho que distribui mordidas o tempo todo. O comportamento, além de incomodar o dono do pet, pode ser indicativo de que algo está errado.

Tem como fazer o filhote parar de morder?

Para lidar com um filhotinho que não para de morder, o tutor precisa de bastante paciência. Esse comportamento é natural da fase de vida do bichinho. Então, mesmo seguindo dicas de educação para filhotes, o hábito é normal nos primeiros meses do pet.

Por que o filhote morde a mão?

Uma das principais causas que levam o cão a morder é a dentição. Até as seis primeiras semanas de vida, os dentes incisivos do cachorrinho já começam a nascer, e o desenvolvimento da arcada completa ocorre, em média, até seus sete meses.

O processo é incômodo e causa dor ao pet, por isso eles procuram maneiras de aliviar a coceira - assim como os bebês humanos. Por isso os cãezinhos mordem tudo que veem pela frente, inclusive as mãos do dono.

Outro fator que leva o pet a morder é o tédio. Os filhotes têm bastante energia e precisam encontrar formas para gastar.

Com que idade o filhote para de morder?

A educação do cachorrinho é uma das formas de ensiná-lo a parar de morder. Se o tutor não ensinar que o ato é errado, o pet vai crescer achando que é normal esse tipo de comportamento.

A troca de dentes dos cães vai até os sete meses de idade, então a partir dessa fase a tendência é que eles mordam menos. Até chegar nesse momento, o jeito é investir em truques para acalmar o pet.

O que fazer com um filhote agitado que não para de morder?

Uma forma de tentar fazer com que o cachorrinho pare de morder é mudar o foco da atenção dele. O tutor pode investir em brinquedos resistentes, como mordedores, que são apropriados para esse tipo de comportamento.

O clássico arremesso de bolinha também pode ser utilizado como estratégia. Atividades que gastem a energia dele vão ajudar.

Ao contrário do que muitos pensam, brigar com o cãozinho não é uma boa escolha. Há formas melhores de ensinar ao pet a não morder. Ignorar o ato é uma delas. Em algum momento eles vão se cansar de procurar atenção e vão buscar outro passatempo.

Tags

Autor