adestramento

Como lidar com um cachorro de comportamento destruidor

Treinar um cão para que ele pare de destruir móveis e roupas dentro de casa pode ser difícil, mas não é impossível! Adestradores podem ajudar

Imagem do autor
Cadastrado por

Vitória Floro

Publicado em 04/01/2022 às 10:39
Notícia
X

Ter um cãozinho destruidor em casa pode ser um desafio dos grandes e educar um animal da maneira correta para que esses comportamentos cheguem ao fim pode parecer uma tarefa difícil, mas não impossível. Com paciência e boas dicas é possível transformar um cãozinho especialista em roer sofás e quebrar vasos em um animalzinho muito comportado.

Primeiro, é preciso entender que assim como os bebês gostam de fazer bagunça e ainda não têm noção de que aquilo pode ser negativo, os filhotes também agem de forma parecida. É natural que cães mais novos tenham uma quantidade grande de energia e que se ela não for gasta da maneira correta com brincadeiras saudáveis e passeios, os móveis da casa podem ser vítimas de ataques energéticos dos felpudos.

Outro fator a ser levado em consideração é que durante os primeiros anos de vida do filhote ocorre a troca de dentição, assim, roer objetos é uma forma de amenizar o desconforto. Para evitar que seu tênis preferido seja destruído é recomendado comprar brinquedos específicos que o animal possa mastigar e saciar o desejo de roer algo.

Quando se trata de cães adultos, o comportamento bagunceiro pode acontecer por diversos motivos, como tédio ou curiosidade. Nesse caso, a dica é a mesma: passeios e brincadeiras divertidas farão com que o seu cãozinho fique ocupado em atividades produtivas e deixe de lado as almofadas e sandálias da casa.

Quando procurar um adestrador?

Se o comportamento destrutivo for repetitivo, e nenhuma outra alternativa em forma de brincadeira ou brinquedos ajude na melhora dessa característica, é preciso entrar em contato com um adestrado o mais rápido possível.

O ideal é que antes mesmo de realizar a adoção, os donos conversem com especialistas em comportamento animal para esclarecer dúvidas e prevenir danos antes que eles aconteçam.

Tags

Autor