AJUDA

Saiba como tirar água do ouvido do cachorro

Nem sempre o balançar a cabeça do pet vai resolver o problema

Imagem do autor
Cadastrado por

Paloma Xavier

Publicado em 05/01/2022 às 19:43 | Atualizado em 06/01/2022 às 17:30
Notícia
X

Pode acontecer depois de um banho, de uma brincadeira na piscina ou de uma visita à praia. É normal que, em algum momento da vida, seu cachorro fique com água nos ouvidos - e nem balançar bastante a cabeça vai resolver.

O instinto dos cães ao perceber que há algum problema nos seus ouvidos é balançar a cabeça e coçar a região. Mas nem sempre essa estratégia resolve o problema. É nessa hora que os tutores devem entrar em ação.

Como prevenir que entre água no ouvido do cachorro?

Melhor do que remediar, só prevenir. Por isso, os tutores devem tomar medidas para evitar que seus cães lidem com o desconforto de ficar com água no ouvido.

Os tutores podem usar algodão impermeável ou tampões de ouvido para impedir a entrada da água nos ouvidos dos pets durante banhos e brincadeiras na piscina ou praia.

O algodão é o material mais indicado por ser macio e leve, além da facilidade de tirar depois.

Como tirar água do ouvido do cachorro?

Se não der para prevenir, o jeito é remediar. Então o tutor terá que tentar tirar o máximo de água possível do ouvido do cão utilizando algodão ou gaze enrolados no próprio dedo - como uma espécie de cotonete.

Se a água chegou à parte interna dos ouvidos do cão, a situação é mais delicada. Devido à sensibilidade da região, o pet pode ficar incomodado e nervoso, o tutor vai precisar ter muita paciência e cuidado durante o procedimento.

A limpeza é gradual e muito importante. Se os ouvidos ficarem com água e sujeira, os cães podem desenvolver uma otite - que é bem mais grave.

O que fazer se o cachorro tiver otite?

Se a limpeza não for suficiente, leve o cachorro ao médico veterinário. O incômodo pode ser otite, que precisa de tratamento.

O veterinário vai examinar o pet e avaliar o tratamento de acordo com o quadro do paciente.

Tags

Autor