Parvovirose canina: o que é, como tratar e quais são os sintomas?
A doença viral causada pelo parvovírus afeta, principalmente, cães debilitados e não vacinados
A parvovirose canina é uma doença viral causada pelo parvovírus que afeta, principalmente, cães debilitados e não vacinados. Dentro do organismo, o vírus se reproduz atacando as células do intestino e provocando casos de vômito e diarreia.
A doença, que não apresenta relação com a parvovirose observada em humanos, é transmitida apenas entre cachorros por meio do contato com as fezes de um cão doente. Normalmente esse contágio acontece quando os animais cheiram fezes, objetos ou animais que possuem o vírus.
Uma das dificuldades para o combate da parvovirose canina diz respeito à resistência do vírus. Diferente de outros agentes virais que sobrevivem por apenas algumas horas fora do organismo do hospedeiro, o parvovírus pode permanecer ativo no ambiente durante meses, sobrevivendo em comedouros, roupas, cobertores e até mesmo no piso.
Por isso, uma das formas de prevenção é realizar a limpeza desses acessórios e espaços de uso frequente do cachorro. O mais eficaz combatente, entretanto, são as vacinas conhecidas pela nomenclatura V10 e V8. Elas protegem o animal em situações que não podem ser previstas ou controladas, como por exemplo, a transmissão por meio de brincadeiras com outros cachorros, onde o vírus pode estar alojado no pelo do outro cão.
Sintomas da Parvovirose Canina
Diarreia sanguinolenta;
Vômito;
Apatia;
Prostração;
Falta de apetite,
Perda de peso.
Diagnóstico e tratamento
Não existe um tratamento específico para a doença. Normalmente, os veterinários buscam fortalecer o sistema imunológico do paciente, ajudando o organismo do animal a combater o vírus e auxiliando no quadro sintomático de desidratação, infecção e inflamação.
Por isso, ao perceber os primeiros sintomas, o tutor deve procurar ajuda médica com urgência. A Parvovirose pode ser uma doença letal para cãozinhos com estado de saúde mais frágil.