PARASITA

Pulga de gato: confira dicas para acabar com esse parasita

Uma pequena visita indesejada pode se tornar um grande problema para o pet e o tutor

Imagem do autor
Cadastrado por

Paloma Xavier

Publicado em 06/01/2022 às 20:00 | Atualizado em 06/01/2022 às 20:01
Notícia
X

Como pode uma coisinha tão pequena incomodar tanto? As pulgas não só causam incômodo aos gatos, como também podem aterrorizar a vida dos tutores. Nos pets, o parasita causa coceiras, estresse, desconfortos e até problemas de pele em casos graves. Nos tutores, muita dor de cabeça. Mas como tirar pulga de gato?

Além de infectar os gatos, as pulgas também podem infestar casas e outros ambientes. Por isso, uma pequena visita indesejada pode se tornar um grande problema.

Tirar pulga de gato nem sempre é uma missão fácil. Os felinos podem ser ariscos e arranhar o tutor por acidente. Então, o ideal é levá-lo ao veterinário.

Há também quem prefira usar medicamentos para o problema, como os antipulgas. Mas nem sempre esse método é o mais indicado, principalmente quando se trata de um gato filhote.

Como tirar pulga em gato filhote?

Os filhotes de gato precisam de cuidados reforçados quando o problema é a famosa pulga. Nessa fase da vida, eles são mais sensíveis a reações, e anemias que podem ser causadas pelas pulgas põem o filhotinho entre a vida e a morte.

Inclusive, alguns medicamentos são proibidos para os gatinhos. Por isso, é importante recorrer a um veterinário de confiança. O especialista vai saber como se livrar dos parasitas indesejáveis sem prejudicar a saúde do filhotinho.

Confira algumas dicas de como tirar pulga de gato:

Banhos com água morna e sabão

Apesar dos felinos serem conhecidos por não gostarem de banho, a água morna com sabão é uma forte aliada na missão de tirar pulgas de gato.

O tutor vai colocar o gatinho em um recipiente com água morna e sabão e, em seguida, massagear bem e enxaguá-lo. É preciso ter cuidado com os olhos e ouvidos. Ainda no banho, o tutor deve passar um pente especial para pulgas no felino.

Pipeta

Essa estratégia é indicada tanto para filhotes, quanto para gatos adultos. Pipeta é um líquido colocado na nuca do pet, onde ele não consegue ter contato. A pele do gato absorve o produto e elimina as pulgas.

Esse método não deve ser utilizado sem o consentimento do veterinário. O especialista precisa ser consultado antes para indicar o melhor tratamento de acordo com a situação do pet.

Como tirar pulgas da casa?

Se acabar com as pulgas de um gato já é uma missão que dá dor de cabeça, imagine tirar os parasitas do gato e ainda ter que se livrar das pulgas de casa?

O trabalho pode ser cansativo, mas é necessário para evitar o desconforto do gato e do tutor. As dicas são:

  • Varrer ou aspirar o chão com frequência;
  • Utilizar produtos como butox, mas sempre longe dos pets;
  • Lavar todos os acessórios do seu bichinho;
  • Higienizar a cama, os brinquedos, os comedouros e todos os acessórios que o pet tenha acesso.

Manter a limpeza periódica é uma forma de tentar evitar surpresas desagradáveis com esses parasitas. Assim, o tutor pode assegurar que o ambiente e seu pet fiquem livres das pulgas durante um bom tempo.

Tags

Autor